A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

22/09/2018 08:13

A+ A-

Operação da PF mira esquema bilionário de contrabando de cigarros envolvendo policiais

Corrupção de policiais é um dos alvos da investida da operação

A Polícia Federal deflagrou a operação Nepsis, com 280 agentes em quatro estados e em Mato Grosso do Sul, na manhã deste sábado (22). O objetivo é desarticular organização criminosa sofisticada que atua no contrabando de cigarros do Paraguai. Forças como a Polícia Rodoviária Federal e Exército e Aeronáutica dão suporte às ações.

Conforme a PF, são 43 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão contra a quadrilha que formou um consórcio de grandes contrabandistas e resultou em uma sofisticada rede de escoamento de cigarros vindos do Paraguai pela fronteira de MS. A PF ainda cumpre 12 suspensões de exercício de atividade policial. Além de MS, a ação atinge São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas.

O modo de operar da organização criminosa se estruturou em dois pilares, diz a polícia: sistema logístico com características empresariais, com centenas de pessoas atuando nas funções de gerentes, batedores, olheiros e motoristas e também a corrupção de policiais aliciados para participar no esquema criminoso.

Organização criminosa era sofisticada, diz PF. (Foto: Divulgação PF)

As investigações estimam que, em 2017, os envolvidos tenham movimentado ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros entregues às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão.

Entre os presos, além dos líderes e dos gerentes da organização criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

O nome da operação, Nepsis, diz a PF, reporta a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena, em uma alusão à vigilância necessária para combater as sofisticadas atividades contrabandistas e também à própria atividade de fiscalização estatal no combate à cooptação integrantes de órgãos de repressão e fiscalização.

Cigarros do Paraguai foram apreendidos em diversas regiões do país. (Foto: Divulgação PF)

Até o momento, foram apreendidas grandes quantias em dinheiro, sendo real e dólar, assim como milhares de caixas de cigarros. Em uma casa de alto padrão em Porto Morumbi, distrito de Eldorado, em MS, carros e embarcações de luxo também foram apreendidas. 

No Nordeste, uma das ações ocorreu em um resort. Armas de grosso calibre e munições também foram encontradas.

Ainda pela manhã, haverá entrevista coletiva na Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande para detalhar as ações.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024