Menu
domingo, 09 de maio de 2021
mais social 05 a09/05/2021
Polícia

Sabazius: Operação investiga contrabando de cerveja em Mato Grosso do Sul

As investigações apontam a obtenção de benefícios fiscais indevidos, especialmente com a venda de cervejas

04 maio 2021 - 08h47Por Dany Nascimento

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta terça-feira (4), a Operação Sabazius para desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de contrabando de bebidas alcoólicas.

 As investigações apontam a obtenção de benefícios fiscais indevidos, especialmente com a venda de cervejas, as quais, previamente, haviam sido exportadas ou pela simulação de operações de exportação de produtos que permanecem no Brasil e são comercializadas no mercado interno. 

Foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com objetivo de ‘amparar’ o transporte, em território brasileiro, de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai. 

No mês de dezembro, conforme a operação, ocorreu a apreensão de um grande carregamento de cerveja, que seria destinado à exportação, mas que estava sendo transportado pela rodovia BR-060, com destino a Campo Grande. 

A 3ª Vara de Campo Grande decretou busca e apreensão de bens e direitos em seis endereços, onde são cumpridos mandados tanto em Campo Grande, como em Ponta Porã.

O nome da Operação faz referência ao deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega. No total, dois auditores fiscais, sete analistas tributários da Receita Federal e 25 policiais federais participam da ação.