Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Polícia

PF deflaga operação para apurar fraude em auxílio emergencial em Ivinhema

Funcionária terceirizada da Caixa se apropriou de senhas e realizou dezenas de golpes

28 junho 2022 - 10h04Por Rayani Santa Cruz

A Polícia Federal de Dourados/MS deflagrou na manhã desta terça-feira (28), a operação denominada “Contritio Fiduciae”, para apurar denúncias de fraudes no auxílio emergencial na cidade de Ivinhema, a 286 km de Campo Grande. Os pagamentos efetuados pelo governo federal durante a pandemia tiveram denúncias de desvios por funcionária terceirizada da Caixa Econômica Federal. 

Segundo a PF, a ação visa cumprir mandado de busca e apreensão.

A operação deflagrada visa ao aprofundamento de investigações em face de funcionária terceirizada da Caixa Econômica Federal que se apropriou de senha de funcionário da instituição financeira e realizou dezenas de inserções/alterações de benefícios de auxílio emergencial no sistema informatizado.

As apurações [denúncias com o mesmo contexto foram feitas pelo TopMídiaNews- clique aqui para ver] demonstraram que a investigada gerou dezenas de benefícios fraudulentos, em benefício próprio e de terceiros que também participavam do esquema, resultando prejuízos a União Federal em montante total que ainda está sob apuração. 

A operação tem este nome em alusão à quebra de confiança em que agiu a principal investigada, objeto do cumprimento de busca e apreensão, ao utilizar a senha de um funcionário da CEF para promover a invasão de área restrita da instituição financeira e modificação de dados para a realização das fraudes.

A conduta investigada pode importar nos crimes de peculato, modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações e estelionato.