Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Polícia

PF 'acorda' membros de quadrilha especialista em tráfico internacional e lavagem de dinheiro

A ação conta com 130 policiais federais e cumpre mandados de prisão em Campo Grande e Ponta Porã

17 maio 2021 - 10h00Por Dany Nascimento

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (17), a Operação Fênix para combater organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de entorpecentes em Campo Grande e Ponta Porã.

A ação contou com 130 policiais federais, que cumpriram 30 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva. 

Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável por internacionalizar o entorpecente conhecido como maconha, a partir da cidade de Pedro Juan Caballero/PY, cujos carregamentos tinham como destino inicial a cidade de Campo Grande/MS.

A droga posteriormente era encaminhada para outros estados do Brasil. Além disso, a organização criminosa realizava a lavagem dos valores obtidos ilicitamente com a venda do entorpecente, através do comércio e financiamento de veículos utilizando empresas localizadas nesta capital.

Durante as investigações, foram realizadas 12 apreensões de carregamentos de entorpecentes, os quais totalizaram cerca de 21 toneladas de maconha, além de 18 integrantes da Orcrim presos em flagrante delito por tráfico de drogas. Ainda foi apreendida a quantia de R$ 68.546,00 em espécie durante as abordagens.

Os mandados expedidos pela 5ª Vara Federal de Campo Grande/MS buscam confirmar a ligação entre os membros da organização criminosa, reforçar os indícios de lavagem de dinheiro, apreender bens de alto valor e individualizar a conduta de cada agente. 

As medidas judiciais ainda contemplam o sequestro e indisponibilidade de diversos bens móveis, imóveis e valores financeiros relacionados aos integrantes do grupo criminoso. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (art. 1º, § 1º, da Lei n.º 12.850/13), tráfico internacional de entorpecentes (art. 33 c/c 40, I da lei 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (art. 1º da lei 9613/98).

O nome da operação faz referência ao significado de FENIX, ressurgimento das cinzas, haja vista que boa parte da organização criminosa foi investigada e presa no ano de 2009 pela DRE/DRCOR/SR/PF/MS na Operação Litoral pela prática dos mesmos crimes investigados.