Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Política

Alunos protestam e pedem à Assembleia interferência em fechamento de escola

Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader foi avisada na terça sobre o encerramento das atividades

20 novembro 2019 - 13h36Por Rayani Santa Cruz

Alunos, professores, corpo docente e diretoria da Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader levaram capatazes e pediram apoio aos deputados para impedir o fechamento do local anunciado na terça-feira (19) aos servidores.  

A escola atende a aldeia urbana Marçal de Souza, jovens dos bairros Tiradentes, Dalva de Oliveira e fica localizada no bairro Flamboyant. Dados mostram que o índice de aprovação é de 92%, com Ideb de 4.4 o que não condiz com o fechamento, segundo os alunos.

Apesar de a escola atender alunos indígenas não há lei que dê a seguridade a essa população. Os estudantes não frequentam a escola da aldeia devido a falta de séries do ensino médio.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Barbosinha (DEM) diz que tentará argumentar a SED (Secretária Estadual de Educação) para a desistência do fechamento.

“A explicação [do Governo] é que existe escola próxima como o Hércules Maymone, e que existem salas ociosas. Temos que ouvir a SED, os pais e alunos e analisar. Eventualmente, iremos contrapor os argumentos apresentados pelo Governo do Estado”, explicou Barbosinha.

O líder concorda com outros parlamentares de que é preciso avaliar melhor, já que a qualidade do ensino é boa e a escola apresenta resultados positivos. 

Alunos ganharam inúmeras medalhas na Olimpíada Nacional de Matemática, outra na Internacional de Matemática e prêmio em robótica. 

Conforme adiantado pela assessoria da SED, no dia 29 de novembro novos reordenamentos, matrículas 2020 e demais ações serão anunciados. 

Em nota a SED diz que a Rede Estadual passa por processo de reordenamento e explicou sobre o fechamento. Veja na íntegra:

Desde 2015, a Rede Estadual de Ensino (REE) passa por um processo de reordenamento, motivado pela diminuição do total de estudantes matriculados nos últimos dez anos: entre 2010 e 2018 esse número atingiu o quantitativo de 40 mil estudantes a menos em todas as etapas ofertadas pela REE.

Em 2020, o processo de reordenamento da Rede Estadual de Ensino será realizado em regime de colaboração com os municípios. Este processo segue em curso e todas as medidas serão anunciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED) no dia 29 de novembro, durante o lançamento da Matrícula Digital 2020.

O evento também oficializará a ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral e a adesão ao programa das escolas cívico-militares do Governo Federal - Pecim.

Salientamos que nenhum estudante da REE ficará sem escola e nenhum servidor estadual de educação ficará sem lotação. Com relação aos diretores e coordenadores pedagógicos, no último final de semana foi realizado processo seletivo e, após o resultado, os mesmos serão lotados, conforme procedimento classificatório estipulado.

Matéria editada dia 21/11/2019 às 7h48 para acréscimo de informações.