A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

27/11/2019 13:00

A+ A-

Assunto do momento: reforma da previdência estadual será votada até dezembro

Economista explicou sobre mudanças aos deputados

O economista e consultor de previdência Paulo Tafner, esteve em reunião com deputados na Assembleia nesta quarta-feira (27). Ele reiterou que a proposta de reforma da Previdência  estadual enviada pelo governo a Assembleia seguirá os rumos da reforma criada por Bolsonaro. O projeto deve ser votado até o dia 17 de dezembro. 

Tafner que é um dos maiores especialistas brasileiros no tema falou que o importante é que se mantenha a idade mínima e o tempo de transição como está no projeto aprovado no Congresso.

“Para aqueles que ganham mais haverá uma contribuição maior. As principais mudanças diz respeito a alteração da idade de aposentadoria, respeitada diferenças para professores e policiais civis”, explicou.

Segundo Tafner, com a aprovação da proposta estadual haverá uma antecipação da PEC Paralela que está em tramite no Congresso Nacional. As regras de transição são as mesmas previstas na Reforma aprovada pelo governo federal. A previsão de economia é de R$ 10 bilhões em 20 anos.  

“É razoável porque nos temos que devolver o recurso a sociedade que paga imposto”, diz Tafner.

O texto que prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres, deve entrar na CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final) na próxima terça-feira (3).

Para o líder do governo, deputado Barbosinha (DEM), a reforma vem para auxiliar no déficit estadual de aproximadamente 80% do orçamento que atualmente é bancado pelo tesouro ou pelo cidadão. 

“É possível que haja a diminuição de prazos na tramitação. Fizemos reunião com líderes e o ideal é encerrar o ano com matérias votadas e deliberadas”, diz.

Os municípios devem acompanhar o Governo do Estado com a reforma. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024