Deputada federal Camila Jara (PT) e o colega de Câmara, Nikolas Ferreira (PL), debateram Proposta de Emenda à Constituição para reduzir idade mínima para disputar cargos ao Senado e à Presidência da República. Eles falaram ao vivo na Globonews nesta quarta-feira (12).
Nos bastidores da política, comenta-se que o jovem bolsonarista se engajou na defesa da PEC para beneficiar a si mesmo. Ele luta para que pessoas com 30 anos possam disputar cargos para o Senado Federal e à Presidência. Atualmente o candidato deve ter 35 anos.
Questionado pela mediadora Julia Duailibi, se a presença de pessoas muito jovens não afetaria a atuação no legislativo ou executivo no País, o deputado federal mineiro foi taxativo:
''As pessoas estão insatisfeitas com os políticos... e a política atual é feita por pessoas mais velhas, mais de idade'', refletiu o parlamentar.
''Com 30 anos de idade todo mundo consegue tomar suas decisões'', respondeu. Ele esclareceu que já pode ser governador de Minas e questionou o por quê não poder disputar a Casa Alta.
Petista
Jara, que também é jovem e começou muito cedo na política, não retrucou o adversário político em nenhum momento. Mas usou um viés diferente de Nikolas e puxou pela linha que a política deve ser representativa e a inclusão dos jovens seria um dos meios de chegar a tal pluralidade.
Na defesa de pessoas jovens na política, a petista de MS citou boa gestão de outros jovens que já estão na política.
''O João Campos, prefeito de Recife é jovem, mas a política dele está impactando [para melhor] a vida das pessoas'', comentou Camila.
Em outro trecho, a sul-mato-grossense defendeu novamente a redução da idade mínima para se tornar senador ou presidente.
"Estou construindo um Brasil onde terei que viver pelos próximos 50 anos. Esse é um diferencial de ser jovem e estar na política", disse a parlamentar à mediadora. Ela justificou também que jovens desenvolvem políticas públicas, que demoram cerca de dez anos para serem implementadas.
Assista abaixo um dos recortes da entrevista feita pela Globonews.