A+ A-

quarta, 08 de maio de 2024

Busca

quarta, 08 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

26/05/2017 15:10

A+ A-

Citado, Marun consegue apoio e vai abrir Comissão para tentar derrubar delação da JBS

Além da própria JBS, o BNDES também será alvo de investigação

O deputado federal Carlos Marun, do PMDB, e o senador Athaídes de Oliveira (PSDB-TO) protocolaram, na presidência do Senado, o pedido de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o acordo feito entre os proprietários da JBS, Joesley e Wesley Batista e a Procuradoria-Geral da República (PGR), homologado pelo Superior Tribunal Federal (STF). O pedido foi feito na quinta-feira (25), e lido ontem mesmo, pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Na prática, o pedido pressiona o STF a derrubar a delação do grupo empresarial, que incluiu pouco mais de 50 nomes em Mato Grosso do Sul, inclusive o do próprio Marun.

Em entrevista ao TopMídiaNews, nesta sexta-feira (26), Marun afirmou que a CPMI deverá investigar três objetos envolvendo o grupo, ou seja, além do acordo concedido aos empresários, foi incorporado ao pedido investigação mais dois objetos, sendo um referente aos empréstimos feito pelo Grupo ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Outro ponto é referente a suposta formação de 'cartel' realizada pelo grupo. "Recebemos a denúncia que a JBS praticava a prática nefasta de compra de frigorífico para mantê-los fechados", disse.  

CPMI

Embora o requerimento tenha sido lido, a CPMI ainda não foi criada. Mas caso se concretize, será composta por 16 senadores e mais 16 deputados federais. A indicação dos parlamentares deverá partir os partidos políticos.

Embora não há previsão de quem será presidente e relator da CPMI, de praxe um dos cargos pode ficar com o autor do requerimento, que foi apresentado no Senado, pelo senador Athaídes de Oliveira, do PSDB-TO. 

*Com informações da Agência Brasil. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO