A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

22/08/2019 17:00

A+ A-

Reunião sobre corredor Bioceânico avança discussão sobre competitividade e infraestrutura

A ideia do Governo do Estado é proporcionar rapidez em exportações e importações com chips em cargas

A 8ª Reunião do Corredor Bioceânico terminou nesta quinta-feira (22), em Campo Grande. Na oportunidade, o governador Reinaldo Azambuja destacou que a discussão avançou para proporcionar a melhoria da competitividade e redução do tempo de exportação e importação de mercadorias.

“O corredor bioceânico levará a viabilidade principalmente na questão de competitividade. Estamos construindo uma lógica aduaneira para que os produtos não permaneçam parados. Por exemplo, a carga sairá com chip do país e será aberta somente no Porto Chileno e vice-versa”, explicou o governador.

Azambuja deu exemplo do comércio da União Europeia, que já se utiliza de chips em cargas dando mais segurança durante o transporte. 

“Temos que facilitar a área das Aduanas e da Segurança Pública no trajeto da rota. O corredor também beneficia o turismo com o direito de ir e vir das pessoas, transitando nesses países”, diz o governador.

O assunto foi tratado durante dois dias com participações de autoridades do Brasil, Paraguai, Argentine e Chile, reafirmando o otimismo na consolidação da nova rota de integração comercial a curto prazo. Os avanços estipulados giram no campo da geopolítica e da infraestrutura dos países envolvidos. 

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o Brasil está se firmando como um ator de peso nas negociações comerciais. Ele diz que existe um esforço do Governo Federal em abertura comercial, aumento da competitividade e construção de uma nova presença no mundo.

“O principal é termos noção de um governo que trabalha em conjunto, seja Receita Federal, Itamaraty, Infraestrutura, Ministério da Economia, enfim... É preciso que o foco seja integrado e os problemas sejam resolvidos em conjunto, e trabalhando em equipe”, explicou o ministro. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024