Menu
Busca segunda, 21 de outubro de 2019
Top Ms
Política

Criação de Mato Grosso do Sul ou Divisão do Estado, como você lembra o Dia 11 de outubro?

Proposta de deputado quer mudar a forma de falar para contribuir com história e civismo do Estado

11 outubro 2019 - 09h00Por Rayani Santa Cruz

Dia 11 de outubro, Mato Grosso do Sul comemora 42 anos e a discussão sobre a referência correta para o aniversário foi apresentada na Assembleia. O deputado João Henrique Catan (PL) propôs modificar a expressão “Divisão do Estado” para “Criação do Estado”.

Ele afirma que a maioria dos sul-mato-grossenses, quando comemoram ou lembram a data, tem a palavra ‘divisão’ na cabeça antes de ‘criação’. O parlamentar acredita que isso interfere no civismo, cultura e história local, já que, desde o período escolar, a população aprende errado.

“Nós não fomos divididos, fomos criados nesse dia. Temos que valorizar nossa história e cultura. Quem sofreu a divisão foi o Estado do Mato Grosso e, hoje, quando perguntamos a qualquer pessoa, o que vem de referência é a palavra ‘divisão do estado’, temos que mudar isso”, explica.

João Henrique Catan - Foto: Luciana Nassar

O Estado quarentão, às vezes, não é lembrado pelo nome completo em eventos. Os moradores corrigem adicionando o “do Sul”, toda vez que artistas ou autoridades se referem ao estado como Mato Grosso.

A proposta do deputado prevê mudar a forma de falar em solenidades e eventos oficiais inicialmente.