Em meio à crescente nos casos de violência contra a mulher, a candidata a vice-prefeita de Naviraí, Telma Minari, virou polêmica ao defender Rodrigo Sacuno, apontado como autor de falas machistas em uma entrevista nesta semana.
A repercussão do caso se deu logo após a entrevista, dada por Sacuno ao Podcast ''Conversa à Mesa''. Na ocasião, internautas avaliaram que ele foi machista e rebaixou a adversária, Dra. Rhaiza Matos (PSDB), unicamente em razão dela ser mulher. O caso também repercutiu em portais de notícias Estado afora.
A coisa piorou, segundo reflexão de leitores, quando Telma gravou vídeo defendendo a postura de Sacuno. Segundo reportado por pessoas da cidade, Minari teria classificado a luta contra a violência de gênero como ''mimimi'', o que gerou mais revolta ainda.
Ainda segundo apurado, quem luta de forma organizada e coletiva contra o machismo ficou ofendido.
Violência
Casos de violência doméstica, onde mulheres representam mais de 90% das vítimas, subiu nos últimos anos em Mato Grosso do Sul.
Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Sejusp, em 2022 foram registrados 19.990 casos. No ano seguinte, 2023, os casos de violência saltaram para 20.607. Em 2024, até o momento foram contabilizadas 13.500 anotações.
Feminicídio
Em 2024 já são 20 o número de mulheres assassinadas em razão de serem do sexo feminino. Em todo o ano de 2023 foram 30 famílias que choraram a perda de seus entes para o feminicídio.
Impunidade
Ainda segundo divulgado, há a reflexão que declarações como as feitas pela candidata a vice só contribuem para a perpetuação da cultura do silêncio e da impunidade.
Entramos em contato com o candidato Rodrigo e aguardamos manifestação. Pedimos a ele o contato da candidata a vice, também para repercussão.