Em meio a diversas mudanças nas lideranças partidárias no Senado Federal, a senadora Tereza Cristina segue como líder do Progressistas na Casa.
As mudanças foram divulgadas nesta quarta-feira (5) no Portal do Senado Federal. Entre as movimentações ocorridas, o site destacou que o PT comunicou a saída do senador Beto Faro (PA) para a entrada de Rogério Carvalho (SE) na liderança da legenda.
A senadora é a única parlamentar de MS a estar na liderança de um partido no Senado. Tereza tem demonstrado força política em âmbito nacional e regional. A atuação dela foi tida com um dos pilares da vitória de Eduardo Riedel (PSDB) ao Governo, em 2022, e mais ainda na condução da campanha vitoriosa de Adriane Lopes. Também segue fiel aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O que é
O Portal explicou que são os líderes que coordenam as ações dos parlamentares e de suas bancadas, articulam votações com outras lideranças e com o governo, bem como defendem os interesses dos respectivos grupos no Senado, na Câmara ou no Congresso Nacional.
As lideranças, ainda segundo o site do Senado, são responsáveis pela indicação dos senadores que irão participar das comissões, pela substituição de titulares e suplentes nos colegiados, além de usar a palavra no Plenário uma vez por sessão e votar em nome dos parlamentares em votações simbólicas.