A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

09/09/2021 13:15

A+ A-

Deputado Rinaldo dá parecer favorável à permanência de cirurgião-dentista em UTIs

O objetivo é garantir um tratamento mais completo, com a promoção da saúde bucal do paciente

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei que poderá tornar obrigatória a presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva em hospitais de todo Estado. O objetivo é garantir um tratamento mais completo, com a promoção da saúde bucal do paciente, evitando que infecções na cavidade oral se espalhem, principalmente em casos que envolvem o tubo orotraqueal.

Durante reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB), relator da proposta, apresentou seu parecer favorável ao Projeto de Lei 110/2021. Em seu relatório, o parlamentar afirmou que “sob a ótica da constitucionalidade, juridicidade e legalidade, o projeto de lei (Emenda Substitutiva Integral) possui respaldo para sua regular tramitação”.

Para Rinaldo, é importante observar que a proposta traz a exigência do profissional ser cirurgião-dentista, com especialização comprovada por meio de curso em Residência em Odontologia Hospitalar ou Residência Multidisciplinar em Paciente Crítico e estágio em ambiente hospitalar.

Para Isabella Medeiros, que é cirurgiã bucomaxilofacial, o especialista em odontologia hospitalar é de suma importância em uma UTI, assim como também nas enfermarias, e ressalta os motivos que confirmam a necessidade desses profissionais.

"Pacientes que possuem focos de infecção na cavidade oral estão sujeitos a piora de uma infecção odontogênica devido à queda da imunidade, endocardite bacteriana, má higienização pela incapacidade de força ou movimentos que necessitam de destreza manual. Pacientes em leitos de UTI que estão com o tubo orotraqueal possuem muito mais chances de infecções nas vias aéreas caso não tenha adequação do meio bucal.”

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024