A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

há 3 anos

A+ A-

Deputados de MS se dividem entre CPI ou CPMI da covid-19 no Congresso Nacional

Colapso da saúde e enfrentamento do governo federal aos problemas da pandemia são alvos de possíveis investigações

Crise de saúde pública sem precedentes, falta de espertize no enfrentamento de problemas e caos econômico. Tudo isso, é citado no pacote que tenta abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquerito), para investigar ações do governo federal na Câmara e Senado. 

Questionado se é a favor da abertura de CPI, o deputado Fábio Trad do PSD diz que considera melhor uma CPMI sem politizar o assunto. Para ele, é essencial que se chegue a verdade dos acontecimentos. 

“Sou favorável a uma CPMI, pois envolve Senado e Câmara. O objetivo é saber a razão pela qual chegamos a este trágico cenário. Brasil é hoje uma ameaça mundial, porque se transformou em um laboratório de mutação viral. Não é uma CPMI para perseguir ninguém, tampouco pra condenar ou politizar q conjuntura. Nada disso. Seria apenas para sabermos a verdade, somente a verdade e nada mais além que a verdade.” 

O deputado petista Vander Loubet (PT) é a favor da CPI. “Sim, sou a favor. É importante que a gente apure as responsabilidades por essa situação em que nosso país chegou. Hoje, o Brasil é o país do mundo onde mais gente morre de Covid diariamente. Precisamos investigar o que nos levou a isso - o que não seria muito difícil, já que as razões saltam aos olhos.”

Dagoberto Nogueira (PDT) também é a favor de abertura de CPI e diz que as ações de compra e distribuição de vacinas devem ser coordenadas pelo governo federal, que está deixando muito a desejar em todos os setores. Para ele, é necessário investigações sobre a atuação. 

A senadora Simone Tebet (MDB) já afirmou por diversas vezes sobre a necessidade de abertura de CPI. "A sua instalação deve se constituir numa obrigação moral da maioria. Além disso, requerimentos para que comissões de investigação sejam instaladas devem se fundamentar em fato determinado."

No Senado e na Câmara os dois tipos de documentos percorrem gabinetes para coletas de assinaturas, mas a abertura depende além da pressão parlamentar, também da boa vontade dos presidentes das Casas.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024