Vereador Dr. Victor Rocha (PSDB) vai propor, um dia após o retorno das atividades da Câmara Municipal (18), projeto de lei que separa leito reservado para mães de fetos mortos em Campo Grande.
Conforme a divulgação, trata-se do PL 11.384/24, que dispõe sobre atendimento a mães de natimorto e mulheres com óbito fetal. A medida, diz o projeto, visa garantir ambiente mais acolhedor e respeitoso para essas mulheres, minimizando o impacto emocional da perda.
Segundo Dr. Victor o objetivo é evitar que mães que sofreram essas perdas compartilhem o mesmo espaço com mulheres que deram à luz a bebês saudáveis. Também assegura o direito a um acompanhante durante o período de internação e determina que essas mães recebam encaminhamento para acompanhamento psicológico, se necessário.
Humanização
O vereador, que também é médico, refletiu sobre a profunda dor enfrentada por mães que perdem seus filhos antes ou pouco depois do parto.
''O mundo dessa mãe ‘acaba’ ali. Nenhuma palavra é capaz de expressar essa dor. E, ao dividir um quarto com outras mães e seus bebês recém-nascidos, essa dor se torna ainda mais insuportável'', argumenta o vereador.
A iniciativa também propõe que as unidades de saúde exibam cartazes informativos sobre o direito à acomodação separada, garantindo que as mães e suas famílias conheçam e exijam esse amparo.