Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Eduardo Riedel implantou o Mais Social e o Conta de Luz Zero, entre outros programas

A crise econômica mundial e os reflexos da pandemia afetaram gravemente a segurança alimentar dos brasileiros

12 agosto 2022 - 08h25Por Rayani Santa Cruz

Os números pertencem ao 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, elaborado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e executado pelo Instituto Vox Populi.

A pesquisa revela que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave, que é a situação de fome.

“Em Mato Grosso do Sul essa situação é menos grave pois, desde abril do ano passado, implementamos o programa ‘Mais Social’, que garante dignidade e alimentação adequada para famílias de baixa renda”, afirmou Eduardo Riedel, candidato do PSDB ao Governo do Estado.

Por meio da iniciativa, os beneficiários recebem R$ 300 mensais para comprar alimentos, produtos de higiene e até gás de cozinha. Em pouco mais de um ano de existência, o programa já atende mais de 80 mil famílias, em todos os municípios do Estado. 

O programa cumpre um papel importante no atendimento das pessoas que mais precisam. Apesar de ter surgido na pandemia, o programa tem caráter permanente para garantir segurança alimentar e nutricional à população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Idealizador dos programas sociais que ampararam a população carente de Mato Grosso do Sul nos períodos mais agudos da pandemia, e que permanecem ainda como políticas de Governo, Eduardo Riedel comemorou o sucesso da estratégia, que é apontada em todo o país como exemplo de ações na área da assistência social e distribuição de renda.

Segundo o candidato, estes programas serão fortalecidos e ampliados nos próximos anos, com o objetivo de quebrar o ciclo de desigualdade social no Estado. “Juntamente com a geração de empregos, e com a atração de novas indústrias ao Estado, nos próximos anos vamos estar atentos a necessidade de garantir o mínimo necessário para uma vida digna aos nossos cidadãos que ainda estão na base da pirâmide social”, afirmou.

Além do “Mais Social”, Riedel foi um dos arquitetos do “Energia Social: Conta de Luz Zero”, em que o Governo paga a conta de energia elétrica de 162 mil famílias, que consomem até 220kw/h por mês. Riedel também incentivou o “CNH MS Social” que arca com todos os custos para o beneficiário ter acesso a sua primeira carteira de habilitação, desde as aulas teóricas e práticas na autoescola, até as provas e exames no Detran-MS.

Estes programas beneficiam pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo. “Vamos manter e ampliar programas sociais para levar dignidade a famílias carentes. Estas políticas terão continuidade”, garantiu Eduardo Riedel.

Entre as medidas capitaneadas por Eduardo Riedel no intuito de suavizar a crise para as populações mais carentes está a redução da conta de água aos consumidores de 68 cidades do Estado atendidas pela Sanesul. A tarifa mínima beneficiou 215 mil famílias e 40 mil comércios. Já a tarifa média teve redução de 3,13%.

 

(Texto da Assessoria)