TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

há 4 anos

A+ A-

Em nova entrevista, Lula diz que Moro "nasceu para se esconder atrás de uma toga"

Ex-presidente também acusa Moro de manipular a imprensa ao vazar seletivamente informações sigilosas

Em entrevista para um documentário que foi ao ar no canal fechado BBC World News, na noite desta sexta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  fez novas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). Ele afirmou que o atual mandatário é um "doente" que pensa que as armas resolverão os problemas do Brasil. Esta é a segunda entrevista concedida por ele desde a prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro — a primeira foi em 26 de abril, quando recebeu repórteres dos jornais Folha de S. Paulo e El País.

— A impressão que eu tenho é que ele não sabe lé com cré. A impressão que eu tenho é que ele não tem noção das coisas que ele fala. Ele não conhece nada de política externa, ele não conhece nada de economia. Ele faz questão de mostrar que não conhece — disse o petista em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, comentarista da rádio CBN.

Como na primeira entrevista, Lula voltou a alegar ter sido condenado sem provas. O ex-presidente atacou Bolsonaro dizendo que ele não tem método nem estratégia, mas garantiu estar torcendo pelo bem do Brasil:

— Ele (Bolsonaro) corre atrás do filho para apagar um incêndio todo dia. Eu sinceramente não sei como é que funciona a família. Como eu não conheço, não vou ficar dando palpite. Mas o que se apresenta publicamente é um negócio incontrolável. Obviamente que, pelo bem do Brasil, eu espero que ele aprenda.

Solicitada por Alencar no ano passado, a entrevista só foi realizada neste mês devido a decisões divergentes de ministros do Supremo Tribunal Federal. O petista foi entrevistado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso. Declarações de Lula a veículos de imprensa estiveram proibidas de setembro de 2018 a abril deste ano, quando o presidente da Corte, Dias Toffoli, liberou que ele fosse entrevistado pelos jornais Folha de S.Paulo e El País Brasil.

Nesta sexta-feira, o canal BBC World News exibiu apenas um trecho de 30 minutos da entrevista de 2h15min chamada de Lula: Behind Bars (Lula: Atrás das Grades, em tradução livre). A emissora britânica usará o material em outras produções, ao longo do ano. Em uma das partes, Lula afirmou que os protestos de junho de 2013 foram manipulados pela mídia contra o PT:

— Ninguém me convence que aquilo foi porque a polícia de São Paulo bateu numa manifestação de 3 mil pessoas que estavam reivindicando 20% de diminuição no aumento do transporte e que a sociedade foi para rua. Eu não acredito. Aquilo, na minha opinião, já fazia parte da arquitetura política de derrubar o governo, de tirar o PT do poder, porque era uma manifestação muito contra o PT.

Ataque a Sergio Moro

Ao longo da entrevista, Lula insistiu em sua linha de defesa sobre a condenação no caso do tríplex no Guarujá, questionando as evidências apresentadas pelo Ministério Público Federal e chanceladas pelo então juiz federal Sergio Moro — atual ministro da Justiça e Segurança Pública — e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

— Alguém tem que mostrar (a prova). Esse apartamento, esse maldito apartamento, se ele é meu, tem que ter um documento, tem que ter um contrato, tem que ter um pagamento. Alguma coisa tem que ser mostrada. Não é possível que alguém possa dizer que um apartamento é meu se eu não comprei, não morei, não paguei, não tem escritura. Que negócio é meu? — afirmou.

Lula ainda alfinetou Moro, dizendo que adoraria fazer um debate com o ministro:

— Ele nasceu para se esconder atrás de uma toga e ficar lendo o Código Penal. Ele tem que se expor a debate. Eu, por exemplo, adoraria fazer um debate com o Moro sobre os crimes que cometi. 

E voltou a acusar Moro de manipular a imprensa ao vazar seletivamente informações sigilosas:

— O Moro fornecia à imprensa as informações em primeira mão, do jeito que ele entendia, a imprensa transformava a mentira do Moro em verdade, e aí o cara já estava condenado. Por que você acha que eu resolvi resistir? Porque eu quero provar que eles mentiram.

Procurado em dezembro pela BBC World News, Moro afirmou que o ex-presidente foi condenado por ser o responsável pelo escândalo da Petrobras, investigado pela Operação Lava-Jato. Segundo ele, foram pagos quase US$ 2 bilhões em propina usando contratos da Petrobras durante a presidência do petista e o apartamento é parte desses repasses ilegais que foram direcionados para benefício próprio de Lula. Desta vez, procurado pela reportagem, Moro preferiu não fazer comentários.

Na primeira entrevista, em 26 de abril, o petista afirmou que tinha uma obsessão em provar sua inocência e que o país era governado por um "bando de malucos". Em reação, Bolsonaro afirmou via redes sociais que Lula não deveria ser autorizado pela Justiça a conceder entrevistas: "Maluco? Quem era o time dele? Grande parte está preso ou está sendo processado. Tinha um plano de poder onde, nos finalmentes, nos roubaria a nossa liberdade, ok? Eu acho um equívoco, um erro da Justiça ter dado direito a dar uma entrevista. Presidiário tem que cumprir sua pena."

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias