O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira (12/12) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um “gesto gigante” em favor da anistia no Brasil. Segundo Flávio, o posicionamento do líder americano representa o “início de um caminho” para que as relações entre Brasil e Estados Unidos “voltem à normalidade democrática”.
Flávio Bolsonaro disse acreditar que a votação da PL da Dosimetria — prevista para a próxima semana no Senado — poderá levar os EUA a removerem totalmente as sobretaxas sobre produtos brasileiros. “A bola está com a gente”, escreveu.
Para o senador, o gesto de Trump marcaria um “primeiro passo” para que as relações entre Brasília e Washington voltem à “normalidade democrática”.
As sanções da Lei Magnitsky haviam ampliado o clima de tensão diplomática entre os dois países, com acusações públicas de integrantes do governo norte-americano e articulações de parlamentares bolsonaristas nos Estados Unidos para ampliar punições contra ministros do STF.
A retirada das restrições ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitar diretamente a Trump a reversão das medidas.
Na última semana, Trump afirmou ter tido uma “conversa produtiva” com Lula sobre comércio, crime organizado, tarifas alfandegárias e sanções a autoridades brasileiras, dizendo ver “muitas coisas boas” na relação bilateral daqui para frente.









