quarta, 15 de julho de 2026

Busca

quarta, 15 de julho de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 1 hora

Fraude de R$ 27 milhões: deputados e conselheiro do TCE são citados em processo do Gaeco

Os nomes foram citados pelos investigados durante conversas para arrumar um jeito fácil de manter o esquema funcionando

15/07/2026 às 07:48 |

Brenda Souza

Da esquerda para direita: Paulo Corrêa (PL), Lídio Lopes (Avante), Dagoberto Nogueira (PP), Mara Caseiro (PL), Jamilson Name (PP), Herculano Borges e o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Sérgio de Paula

Da esquerda para direita: Paulo Corrêa (PL), Lídio Lopes (Avante), Dagoberto Nogueira (PP), Mara Caseiro (PL), Jamilson Name (PP), Herculano Borges e o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Sérgio de Paula / Wesley Ortiz/Marco Codignola/ Berlim Caldeirão/André de Abreu/Alems/Mary Vasques

O relatório do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) sobre a Operação Gutenberg, aponta que os investigados citaram o nome de vários deputados estaduais e de um conselheiro do TCE.

De acordo com o documento, o então coordenador da Regulação da Saúde do Estado, Ed Carlo, e o advogado Gabriel Taquino, que se apresentava como vendedor da Editora Avante, mencionavam parlamentares e outras autoridades como possíveis caminhos para chegar aos prefeitos e ampliar a comercialização de materiais didáticos. A investigação apura um suposto esquema em que municípios adquiririam materiais da editora em troca de vantagens relacionadas à regulação de vagas na saúde.

Nas conversas reproduzidas pelo Gaeco aparecem os nomes do deputado federal Dagoberto Nogueira (PP), do atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Sérgio de Paula, e dos deputados estaduais Jamilson Name (PP), Paulo Corrêa (PL), Lídio Lopes (Avante), Mara Caseiro (PL) e Herculano Borges, que à época exercia mandato na Assembleia Legislativa.

O relatório destaca que as referências surgem em diálogos interceptados entre os investigados e não apresenta, nesses trechos, conclusão de que as autoridades tenham participado do suposto esquema. As citações são utilizadas pelos investigadores para demonstrar a estratégia adotada pelos interlocutores para tentar obter acesso a gestores municipais.

Em uma das conversas, Gabriel Taquino pede que Ed Carlo procure o deputado Paulo Corrêa para ajudar a "fazer dinheiro". Em outro momento, Ed Carlo afirma que irá "alinhar" com o deputado Jamilson Name e, na sequência, diz que voltará a pedir ajuda a Paulo Corrêa.

Outra conversa mostra Ed Carlo afirmando que iria procurar o deputado federal Dagoberto Nogueira para tratar de Paranaíba. No mesmo diálogo, os investigados comentam que obtiveram sucesso em negociações com alguns municípios e dizem que conversariam com Tiago, identificado nas mensagens como genro da deputada estadual Mara Caseiro.

O relatório também registra uma gravação que faz referência a uma possível conversa com o deputado estadual Lídio Lopes, ocorrida na residência dele em Campo Grande.

Em outro trecho, os investigados mencionam um assessor do então deputado estadual Herculano Borges ao discutirem agendas e contatos políticos que poderiam facilitar a aproximação com municípios.

O atual conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio de Paula, também aparece nas conversas. Em uma delas, Ed Carlo pede que Gabriel Taquino verifique os municípios ligados a Sérgio de Paula e Paulo Corrêa antes do envio de propostas comerciais. Em outra mensagem, há apenas a referência de que "o do Sérgio" estaria "trabalhando duro", sem detalhamento adicional.

Segundo o Gaeco, o conjunto das mensagens integra o material analisado na investigação sobre a suposta utilização da estrutura da regulação estadual da saúde para favorecer a venda de materiais da Editora Avante a prefeituras sul-mato-grossenses. A investigação continua em andamento.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias