FIEMS JUNHO

sábado, 15 de junho de 2024

Busca

sábado, 15 de junho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 2 semanas

Governo Lula toma 'surra de vara' no Congresso e Vander justifica: 'somos minoria'

Pautas identitárias e de costumes são 'pesadelo' para o PT

A derrubada de diversos vetos do presidente Lula pelo Congresso Nacional, nesta quarta-feira (28), consolidou série de derrotas do governo na Casa de Leis. Vander Loubet, coordenador da bancada do MS em Brasília, reconheceu que a base do governo é minoria nas duas casas. 

Ao TopMídiaNews, Vander Loubet comentou que o governo precisa ter foco na hora de escolher as batalhas no Congresso, em razão de ter minoria nas casas. 

''... a escolha que o presidente Lula tem feito é priorizar a economia para reconstruir o orçamento, destroçado no governo anterior'', disse o petista. 

''Tanto é que praticamente todas as pautas econômicas, como foi o caso do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária, nós aprovamos'', ponderou Vander. E reconheceu que nas pautas de costumes e ou identitárias, como as analisadas na sessão dos vetos, há dificuldade de governo em avançar com a agenda. 

''Lula é experiente e conhece bem o Congresso. Vamos ter dificuldades e ter que saber administrá-las’’, refletiu o deputado do PT. Ele citou que o governo tem que ter a capacidade de  envolver a sociedade naquilo que é de interesse maior do país ‘’especialmente com uma parte do centrão que não está conosco''. 

A deputada Camila Jara, mesmo partido, foi igualmente consultada, mas não houve retorno. O espaço está aberto. 

Vander diz que governo foca pautas econômicas

Noite foi de derrotas para o Governo Lula (Foto: Lula Marques - Agência Brasil)

A oposição e o centrão conseguiram três vitórias nesta quarta-feira: 1º foi a manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a projeto que previa punição de até cinco anos para quem promovesse fake News em período eleitoral. 

A segunda derrota para o governo foi a derrubada de alguns vetos do presidente Lula em projeto que restringe a saída temporária de presos em datas festivas, a chamada ‘’saidinha’’. Foram 366 votos a favor da derrubada do veto e 137 contra. 

Também houve aprovação de projeto que derruba parte dos vetos de Lula que dificultava a aquisição de armas de fogo. 

MST

Segundo o O Antagonista, outra grande derrota do governo Lula na sessão do Congresso foi durante a análise de um dispositivo da LDO que proibia o financiamento de movimentos sociais que incentivem ''invasão ou ocupação de propriedades rurais” ou ações que busquem “diminuir ou extinguir o conceito de família tradicional''.

Ainda conforme o site, o dispositivo foi incluído na LDO pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e barrado por Lula. Na sessão do Congresso, entretanto, os parlamentares reincluíram esse trecho na LDO com o apoio de 339 deputados e de 47 senadores.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO