Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Política

Indígenas protestam contra o marco temporal em ato anti-Bolsonaro

Povos indígenas de Mato Grosso do Sul podem ser afetados se medida for aprovada

07 setembro 2021 - 16h41Por Diana Christie e Adriano Bueno

A comunidade indígena também participa das manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, na tarde desta terça-feira, 7 de setembro, com concentração na Praça Ary Coelho, região central de Campo Grande.

Representando o povo Terena, Bryan Soares, da aldeia urbana Marçal de Souza, destacou a luta contra o marco temporal, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Se a medida for adotada, os povos originários só terão direito à demarcação das terras que estivessem comprovadamente sob sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

“Estamos aqui representando a população brasileira indígena, que nesse momento necessita que seus direitos sejam cumpridos. Não ao marco temporal e sim à demarcação das terras indígenas”, diz.

Bryan Soares, da aldeia urbana Marçal de Souza - Foto: Silas Lima

“As terras indígenas são muito importantes para nós, que somos aqui de Campo Grande e também estamos representando nossos patrícios que estão nas nossas bases”, finaliza Bryan.

Manifestação

O Grito dos Excluídos, tradicional de 7 de setembro, Dia da Independência, é animado por grupos de percussão e terá panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro.

O ato sempre foi político, mas ganhou um tom mais personalista neste ano, com o fim dos desfiles e ameaças de golpe bolsonarista.

A manifestação, que teve início às 15h, começa na Praça Ary Coelho e deve percorrer as ruas 14 de Julho, Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino.