Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Política

Investigado por improbidade, arquiteto que projetou Aquário é jurado de prêmio nacional

Ele ajudou a escolher os vencedores do CASACOR-SP, referência nacional em décor e design

24 julho 2018 - 07h00Por Celso Bejarano

Arquiteto e designer de móveis celebrado como um dos preferíveis no Brasil, Ruy Othake, também incluído nas investigações que levantam suspeitas de irregularidade na construção de uma das maiores obras públicas erguidas em Mato Grosso do Sul, o Aquário do Pantanal, continua com o decoro irreplicável.

Semana passada, Othake foi um dos jurados CASACOR São Paulo, evento que dura mais de três décadas e é tido como referência nacional em décor e design.

Ele foi um dos arquitetos que elegeu os melhores do conhecido Prêmio Casa, promoção do jornal Estadão, que apresentou os melhores ambientes da 32ª edição da mostra CASACOR-SP. Ruy formou-se arquiteto na USP (Universidade de São Paulo), é filho da também renomada Tomie Othake, artista plástica que morreu em 2015.

INVESTIGAÇÃO

O Aquário, obra engendrada na gestão do ex-governador André Puccinelli, pré-candidato ao governo do PMDB, preso sexta-feira passada por suposta prática de corrupção, começou em abril de 2011 e até hoje não ficou pronto. 

Orçada em R$ 84 milhões, a obra já consumiu em torno de R$ 300 milhões e hoje sua conclusão depende de medidas judiciais. A construção é alvo de ação civil pública por improbidade administrativa.

O escritório de Othake, que planejou o Aquário para ser o maior viveiro de água doce do mundo, por conta da ação, já teve recursos bloqueados, mas depois liberados pela Justiça.

O arquiteto sempre rechaçou a denúncia e disse que a própria Justiça deve inocentá-lo. Ele afirma que ao longo de sua carreira tocou ao menos 90 projetos para o poder público e, em nenhum deles enfrentou embaraço judicial.