A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

20/11/2018 17:00

A+ A-

Mandetta e Tereza Cristina: MS entra para história com dois ministros no mesmo governo

Com os dois nomes, estado contabiliza cinco ministros de Estado em toda sua história

Com a indicação do médico e deputado federal, Luis Henrique Mandetta, para o ministério da Saúde, nesta terça-feira (20), Mato Grosso do Sul emplaca, pela primeira vez na sua história política, dois ministros no mesmo governo. A primeira a ser indicada foi Tereza Cristina, também do DEM, para ocupar a pasta da Agricultura.

O anúncio do ex-secretário de Saúde de Campo Grande ao ministério foi feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) via Twitter. Mandetta está no segundo mandato como deputado federal e não disputou as eleições este ano.

Cristina é a primeira mulher de MS a ser ministra - Foto: André de Abreu

Na história recente, o primeiro político de MS a ser nomeado ministro de estado foi Delcídio do Amaral, em 1994. Ele comandou a pasta das Minas e Energia por seis meses, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso.

Ainda na gestão FHC, mas no segundo governo, outro político sul-mato-grossense foi destaque no ministério. Dessa vez foi Ramez Tebet, que comandou o Ministério da Integração Nacional, no ano de 2001. Ficou apenas três meses, e depois foi eleito presidente do Senado Federal.  

No governo Michel Temer, MS emplacou o terceiro ministro, Carlos Marun (MDB), que comanda ainda a Secretaria de Governo até o momento.

Mandetta será o quinto ministro de estado da história de MS - Foto: André de Abreu

Bola cantada?

Em março deste ano, o TopMídiaNews noticiou que o então deputado federal pelo PSC, Jair Bolsonaro, havia pedido dicas sobre a área de saúde para o colega de parlamento, Henrique Mandetta.

Desde aquela época, Mandetta ficara responsável por elaborar as proposições da área de saúde que seriam colocadas no plano de governo do até então ''candidato desacreditado'' Jair Bolsonaro.

Em julho, em entrevista polêmica no programa Roda Viva, da TV Cultura, Bolsonaro voltou a citar Mandetta como referência em trabalho na área da saúde em Mato Grosso do Sul.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024