A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

29/06/2020 09:36

A+ A-

Ctrl C + Ctrl V: ministro de Bolsonaro não obteve pós-doutorado na Alemanha, diz universidade

Universidade alemã negou que ele tenha obtido o título no local

A coluna de Diogo Schelp, da Uol Notícias, divulgou, nesta segunda-feira (29), que o ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve o título de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, ao contrário do que consta em seu currículo Lattes. 

Conforme a Uol, a informação sobre a falta do título foi dada pela assessoria de imprensa da própria universidade a pedido da coluna.

"Carlos Decotelli veio para a cadeira da profa. Dra Brigitte Wolf para uma pesquisa de três meses em 2 de janeiro de 2016. Até 2017 ela era professora de teoria do design, com foco em metodologia, planejamento e estratégia na Universidade de Wuppertal e agora é emérita. Ele não adquiriu nenhum título em nossa universidade. A Universidade de Wuppertal não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil". 

Além da negativa referente à titulação, há também divergência de datas. Em seu currículo acadêmico, Decotelli informa que o título de pós-doutorado em Wuppertal foi obtido entre 2015 e 2017, mas a universidade informa que ele só passou três meses na instituição, no início de 2016. Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação informou que está preparando uma nota com o posicionamento oficial a respeito da questão.

Ainda conforme a coluna, esse é terceiro questionamento grave a respeito das credenciais acadêmicas do ministro Carlos Decotteli da Silva. Depois que o presidente Jair Bolsonaro publicou no Twitter um resumo do currículo do seu novo ministro, informando que ele tem doutorado pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, o reitor da instituição argentina, Franco Bartolacci, negou que ele tivesse obtido o título de doutor. 

Bartolacci disse que a tese de doutoramento de Decotelli foi reprovada. Em seguida, começaram a surgir indícios fortes de plágio na dissertação de mestrado do agora ministro. 

Mentir no currículo Lattes, uma plataforma oficial online mantida pelo CNPq, órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, é considerado uma falta grave no meio acadêmico. Apesar de não ser tipificável como crime de falsidade ideológica, pode render demissão de instituições de ensino. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024