Já se vão quase cinco meses desde o segundo turno que elegeu o atual comando da Prefeitura de Campo Grande, mas o empenho em progredir com o nível de popularidade entre os eleitores continua sendo prioridade de Marquinhos Trad (PSD). Assim como prefeitos de outras Capitais, ele investe pesado – mas sem os altos custos da campanha eleitoral – nas redes sociais, em postagens que mostram seus feitos na gestão e até sobre sua vida pessoal.
Reconhecendo a força do site mais acessado no mundo e primeira fonte de informação de enorme parcela de internautas, o engajamento tem boa periodicidade. Na última semana, Trad fez em média duas postagens ao dia em sua página oficial no Facebook, onde tem 47.703 curtidas. A interação é boa, chegando a 1.600 reações poucas horas após o anúncio de que seu neto havia nascido, publicado na segunda-feira (6) em tom sensibilizador.
Mas o canal também serve para divulgar os projetos do executivo, como ações populares, reuniões e programações especiais. São comunicados sobre a Semana da Mulher, ação social em bairro, onde publicou diversas fotos com a população, e até mesmo uma partida simbólica de futebol no estádio Morenão, convidando quem acompanha a página a comparecer na torcida e comemorando o sucesso do evento.
Três publicações empataram com a segunda maior média de reações, 1,1 mil, sobre assuntos diferentes. A mais recente, no dia 3 de março, celebrava o dia mundial da oração. A outra mostra uma montagem com a foto de Marquinhos, onde está escrita uma mensagem motivacional.
A terceira, publicada no dia 27 de fevereiro, tratou de tema em alta que é polêmica entre os campo-grandenses. Era o anuncio de uma coletiva de imprensa com motoristas do aplicativo Uber, onde o prefeito explica as medidas até então tomadas para regulamentar o serviço.
Como seu antecessor Alcides Bernal (PP), que encerrou o mandato com menos de sete mil curtidas em sua página no Facebook, Trad se comunica também através de vídeos para explicar os feitos. A frequência desse tipo de publicação varia, entre uma ou duas vezes por semana.