Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, GCM Gonzaga vai explicar as ocorrências de agressão e intimidação, perpetradas por alguns agentes, na noite de sábado (29), contra mulher, idosa e professor que se manifestavam contra a gestão Adriane Lopes, na 14 de Julho.
A princípio, a ideia era uma convocação, cujo requerimento foi apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro (PT). No entanto, os parlamentares entenderam que a convocação (ida obrigatória) deveria ser após um convite, como já feito com outros secretários da Gestão Adriane.

Agressãso e prisão começaram após discussão de Gonzaga (Foto: divulgação)
Agressão
Secretário e comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga acumula polêmicas na carreira e foi o pivô da confusão que manchou o lançamento das festividades de Natal, naquela ocasião.
Todas as imagens gravadas por envolvidos e testemunhas mostram um protesto pacífico e ordeiro, apenas barulhento. Vídeos e fotos da cobertura do TopMídiaNews sobre o caso corroboram para esse cenário.
Em uma das gravações, é possível ver Gonzaga discutindo e xingando o manifestante conhecido como ''Professor Washington''. Após bradar contra o docente, Anderson se irrita e ordena que demais agentes prendessem o ativista.
Outras duas imagens chamaram a atenção no caso: uma mãe atípica, que protestava contra o fornecimento irregular de fraldas e dietas – foi empurrada por um dos guardas municipais. Uma idosa levou um golpe de cassetete, disparado por um GCM.
Outro vídeo mostra ao menos três tapas de guardas contra celulares de pessoas que registravam a cena.









