A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

26/03/2020 17:13

A+ A-

Marquinhos bota ordem e libera parte do comércio, mas com regras rígidas

Restaurantes, Casas Lotéricas, Construção Civil e Igrejas voltam a funcionar com regras

Após o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) assinar decreto permitindo a abertura de Casas Lotéricas e Igrejas, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou, na tarde desta quinta-feira (26), que Campo Grande terá regras específicas.

“Na minha cidade terá regras, vamos sim obedecer a determinação do presidente desde que preencham todos os comemorativos que vamos exigir a partir desses decretos. Hoje está sendo publicado o decreto em consonância com o governo federal, que diz respeito ao retorno das atividades. Em Campo Grande será permitido funcionamento a partir de amanhã”, diz Marquinhos.

Conforme o prefeito, Restaurantes, Casas Lotéricas, Construção Civil e Igrejas terão autorização para funcionar. Saiba como:

Restaurantes

Funcionamento será permitido com lotação máxima reduzida em 70% da sua capacidade normal. Dono que quer reabrir sua atividade laboral, só pode funcionar com 30% de lotação. Terá que realizar a higienização completa do local antes de abrir e logo após seu término. Ao utilizar máquinas de cartão, elas devem ser limpas com produtos, principalmente o álcool.

Os clientes devem manter distanciamento de 2 metros entre as mesas. “Se cabe dez, você só pode colocar três mesas com a distância exigida. Todos os funcionários e colaboradores devem utilizar equipamento de proteção individual, conforme OMS. Luvas e máscaras descartáveis. Dois equipamentos são obrigatórios. Se possível, aferição da temperatura corporal na entrada do estabelecimento com termômetro infravermelho. Aqueles que não se encontrarem com temperatura dentro da normalidade, deverá ser proibida sua entrada no restaurante”.

Além disso, o prefeito exige que sejam disponibilizados em locais visíveis, informações sobre Covid-19 e medidas de prevenção.

“Vamos fazer rondas a partir de amanhã, surpresas, nesses restaurantes. Aqueles que abrirem, fiquem cientes que tem que cumprir todos os requisitos. Não vão reabrir sem regras. Primeiro valor da nossa gestão é a vida, depois o econômico.  Nossa cidade, não tivemos nenhuma morte. Os índices ontem era 22 casos, hoje são 23 casos em Campo Grande”.

Casa lotérica

Realizar a higienização completa do local. Depois que higienizar, de duas em duas horas, tem que higienizar novamente o interior da Casa Lotérica. Todos os funcionários devem estar com equipamentos de proteção individual, luvas e máscaras descartáveis. Estabelecimento terá lotação máxima que permita distanciamento de 1,5 em cada um que estiver no local.

A Casa deve  marcar distância no chão para pessoas saberem onde elas podem ficar. Caixas devem ter 1,5 de distância um do outro. Deve dispor todas as casas de equipamento de álcool gel. A pessoa entrou, tem que se higienizar.

“Se não encontrar álcool, não abra, porque vamos cassar alvará. Já que pediram abertura, estamos dando as condições.  Casa lotérica abre das 9 horas até às 17 horas”, disse Marquinhos.  

Igreja

Igreja vai ser permitido funcionamento de qualquer natureza, de qualquer placa religiosa, a partir de segunda-feira (30), desde que obedeça seguintes condições:

Realizar a higienização completa do local, antes e após a sua utilização. Principalmente em locais onde seus membros ou fieis assistam as missas ou seus cultos. Respeitar o limite de lotação de uma pessoa a cada 10 m2 no salão. Ainda assim, deve manter distância mínima de 1,5 entre as pessoas, conforme protocolos de segurança.

Todo ambiente deve ser higienizado, cadeiras, poltronas. Manter local com oferecimento de produtos para higienização das mãos, como agua, sabão e álcool gel. Se possível, aferir temperatura corporal na entrada do estabelecimento medicante termômetro infravermelho. Quem não estiver com temperatura na normalidade, deverá ter entrada recusada.

Manter local totalmente arejado, com todas as janelas e portas abertas. Fixar cartazes educativos para prevenção do Covid-19. Funcionamento e abertura dessas igrejas das 6 às 19h30. Limita-se até dois cultos por dia.

Construção Civil

Mediante cumprimento das notas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho:

Fornecer lavatório com agua e sabão, como álcool 70%. Orientar trabalhadores do uso e pelo menos a cada duas horas. Manter ventilado os trabalhos. Máquinas e equipamentos devem ser higienizados antes e durante os trabalhos.

Deve ser restrita entrada de pessoas, que não trabalham no canteiro de obras. Mater distanciamento social em ambientes fechados, preservando separação de 2 metros, assim como nos postos de refeição. Avaliar turnos diferenciados de trabalho, para evitar aglomeração de pessoas.

Afastar pessoas que apresentem sintomas do Covid-19, afastar pessoas do grupo de risco, idosos com mais de 60 anos, ou com diabetes e hipertensão.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias