Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

PRIVATIZAÇÃO: sindicato dos Correios corre para conseguir apoio político e derrubar a venda

Quatro dos deputados de MS são contra a privatização

28 setembro 2019 - 15h15Por Rayani Santa Cruz

Os deputados federais Rose Modesto (PSDB), Fábio Trad (PSD), Dagoberto Nogueira (PST) e Vander Loubet (PT) assinaram um abaixo assinado contra a privatização da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A possibilidade de venda da empresa pública está deixando alguns funcionários de cabelo em pé. O medo de demissões em massa devido à compra por empresários estrangeiros é comentário geral nos setores de todo o país. 

O Sintect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em MS), que é contra a empreitada, está percorrendo cidades do MS para captar conseguir o máximo de assinaturas da população em um abaixo assinado. Dentre políticos, além dos deputados citados acima, André Puccinelli (MDB) e Ciro Gomes (PDT) assinaram.

A presidente do Sintect, Eliane Oliveira diz que a maioria dos deputados federais concordaram e assinaram dando apoio contra a venda.

“Eles firmaram compromisso de defender os Correios e votar contra a privatização”, diz.

Provavelmente entre os oito federais, dois deles – Tio Trutis e Luiz Ovando - do PSL, não assinarão o pedido. 

O saldo foi negativo durante o uso da tribuna na Assembleia Legislativa. Eliane esteve no local na semana passada, mas foi ouvida por poucos parlamentares. Ela conseguiu a única assinatura do deputado Pedro Kemp (PT).

Com os senadores, o cenário é o mesmo e a sindicalista pena para conseguir agenda. 

População X Correios

Em Mato Grosso do Sul, são 1.300 funcionários e como em outros estados a reclamação dos serviços é geral.  Eliane diz que a população foi colocada contra a empresa pelo Governo Federal e que os problemas nos serviços são por falta de efetivo. 

Outro ponto indicado é que os serviços privatizados devem encarecer devido a retirada do “parâmetro de preços” utilizada pelos Correios. 

O Governo Federal alega prejuízos financeiros. Segundo ele, há 100 mil funcionários, quando a empresa funcionaria do mesmo modo com 50 mil. 

O sindicato argumenta que o governo é mentiroso e somente em 2018 a empresa arrecadou R$ 160 milhões em receita. 

“Todos os argumentos que o Governo utiliza são mentirosos. Se os Correios estão causando prejuízos, por que eles alegam que existem oito empresas estrangeiras interessadas em comprar?”, questiona a presidente do Sintect Eliane Oliveira.