TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
TCE MARÇO DE 2024
Política

Projeto que abre escolas durante pandemia é aprovado na Câmara Federal

O texto torna educação básica e superior serviços essenciais

21 abril 2021 - 10h22Por Diana Christie

Projeto de lei que prevê a abertura de escolas e faculdades mesmo durante a pandemia da covid-19 foi aprovado, na madrugada desta quarta-feira (21), na Câmara Federal. Foram sete horas de discussão. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

O texto torna educação básica e superior serviços essenciais. Isso significa que as aulas presenciais devem continuar durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.

A relatora do texto, deputado Joice Hasselmann (PSL-SP), incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar. Ela destacou que muitas crianças da periferia, fora da escola, não têm alimentação adequada e não estão necessariamente isoladas.

“Alguém realmente acha que a escola é um local menos adequado que essas comunidades, onde as crianças, muitas vezes, passam os dias empilhadas, ou em creches e escolinhas clandestinas? Porque os pais têm que trabalhar de alguma forma. Então, se nós queremos cuidar das nossas crianças, elas têm que estar na escola”, afirmou.

Autora da proposta, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) também destacou que o texto foi alterado para garantir segurança. “O PCdoB pediu para que inserisse protocolo, a deputada Joice colocou. Outro partido pediu para colocar priorização da vacina, a deputada Joice colocou”, destacou.

O projeto agora será analisado pelo Senado.