Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Quase metade dos projetos da bancada de MS apresentados no primeiro semestre são de Fábio Trad

Das 91 proposições apresentadas pelos oito deputados sul-mato-grossenses, 44 são de autoria de Fábio Trad

26 julho 2019 - 08h51Por Da redação/Assessoria

Depois de encerrar 2018 com o título de melhor parlamentar do Brasil, segundo o Ranking dos Políticos (ww.políticos.org.br), o deputado federal Fábio Trad concluiu o primeiro semestre de 2019 novamente com um desempenho acima da média. Foram 91 proposições apresentadas pelo parlamentar durante o período, o que representa quase a metade (44%) das propostas de toda a bancada sul-mato-grossense. Os dados são abertos e estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados.

São emendas supressivas, substitutivas, modificativas e aglutinativas que aprimoram legislações, requerimentos que visam ampliar e atualizar políticas públicas, além de indicações, como a encaminhada ao Ministro da Educação no início de julho, que solicita a inclusão de disciplina no currículo escolar afim de ensinar as crianças a navegarem de maneira saudável e a manterem-se protegidas dos perigos e conteúdos indevidos da internet; e um texto que determina a contratação de assistente social no quadro de profissionais de educação em cada escola da rede (PL 3688).

Os projetos de lei beneficiam não somente a educação como também a saúde pública (PL 1755 e PL 11.135); mulheres vítimas de violência doméstica (PL 10.224) e de acidentes ambientais; os trabalhadores (PL 2295); a advocacia pública (PL 5054); os animais (PL 1201); o turismo no MS (PL 11.143); as crianças, os deficientes auditivos, pessoas com transtorno de espectro autista, estudantes especiais e superdotados, a educação financeira nas escolas, a justiça cível e criminal; o apoio a cidadãos que encontram-se em difícil situação financeira e outros mais.

Destaque para o Projeto de Resolução 331/18, também de Fábio Trad, aprovado por unanimidade no final de fevereiro no plenário da Câmara e que institui o prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental. O reconhecimento será concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a personalidades (físicas ou jurídicas) que se destacarem em iniciativas de promoção da saúde mental, como prevenção ao suicídio, inclusão social a pessoas em situação de rua e redução dos danos causados por drogas.

Além das propostas de autoria própria, o deputado Fábio Trad foi relator de outras 17 proposições de demais parlamentares, ou seja, mais da metade (56%) de todos os pareceres apresentados pelos oito representantes da bancada sul-mato-grossense ao longo do primeiro semestre de 2019.

Posicionamento

Em um período de grandes manifestações populares e de muita turbulência política, no qual os três poderes da República viram-se envolvidos em sérias denúncias, de ataques à Constituição Federal e de votações de reformas estruturantes para o País, o deputado Fábio Trad não apenas não se omitiu como foi um dos parlamentares que mais marcaram posição no plenário da Câmara a respeito destes e de outros temas que mexem com a vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Foram 73 as vezes em que ele utilizou os microfones nas sessões, quase o triplo de todos os demais parlamentares do Mato Grosso do Sul somados (25). Nas comissões, foram 29 pronunciamentos, metade de toda a bancada sul-mato-grossense.   

Foi nomeado membro em sete comissões, entre elas a principal da Casa (Constituição e Justiça e de Cidadania); além da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e de Reclusão por maus tratos a animais. Além disso, foi aclamado presidente da comissão que reformará o Código de Processo Penal (PL 8045/10) do país e também integra o seleto grupo de trabalho que analisa o Projeto Anticrime e Anticorrupção dos ministros Sérgio Moro e Alexandre de Moraes.  

Liderança

Por conta de sua reconhecida postura, invariavelmente humana, respeitosa e bem fundamentada juridicamente, ascendeu naturalmente junto a seus pares, conquistando influência em diversas frentes, como a vice-liderança do Partido Social Democrático (PSD) e do bloco governista; a coordenação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Básico e também da Frente Parlamentar mista em Defesa da Advocacia Pública.

O parlamentar também mostrou bom trabalho honrando todos os compromissos de sua agenda e comparecendo em 100% das 86 sessões realizadas em plenário e em 95 das 96 reuniões das comissões.

Dinheiro público

Além da qualidade legislativa, o deputado Fábio Trad ainda demonstrou respeito aos cofres públicos, não só ao dispensar o carro oficial e o apartamento funcional, concedido aos parlamentares que não possuem endereço fixo em Brasília, mas ainda ao abrir mão da aposentadoria especial afim de seguir as mesmas regras dos trabalhadores do setor privado, que recebem pelo INSS.

Apresentou um gasto médio 24% inferior ao de todos os 513 deputados do Congresso e está entre os três integrantes da bancada sul-mato-grossense que menos utilizou a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, verba destinada para custear os gastos dos parlamentares exclusivamente vinculados ao exercício de seus mandatos.