A+ A-

quinta, 02 de maio de 2024

Busca

quinta, 02 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 4 meses

A+ A-

Pollon convoca audiência para discutir queda no preço do boi; carne continua cara, revela Dieese

Deputado teme que produtores rurais diminuam os lucros; Campo Grande teve redução de preço da carne, mas produto continua em elevação no Brasil

A Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados se reúne, nesta terça-feira (19), para debater a queda no preço da arroba do boi gordo em todo o país. A iniciativa partiu do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), que expressou preocupação com as repercussões econômicas da redução no valor da arroba e os impactos que isso causa aos pecuaristas.

Mesmo sabendo que a redução reflete no preço da carne que chega ao consumidor, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos), em sua declaração, Pollon manifestou sua insatisfação diante dos desafios enfrentados pelos produtores e pela indústria por conta da queda dos preços.

"A pecuária brasileira é uma das mais relevantes do mundo, desempenhando um papel fundamental na economia nacional e internacional", afirmou Pollon. "Contudo, recentemente, os produtores e a indústria enfrentaram desafios substanciais devido à dramática redução no valor da arroba do boi gordo", diz ele.

A preocupação do deputado é com os impactos dessa queda de preços diante na cadeia de produção pecuária, que envolve desde os produtores até as empresas de inseminação artificial, os quais, segundo ele, estão sendo afetados.

"Há indícios fortes de intervenção artificial no mercado da proteína bovina no Brasil", alertou. "Estamos querendo verificar se isso é real ou não", justifica.

Em contrapartida à discussão de possíveis prejuízos aos produtores, dados recentes do Dieese indicam que, apesar da queda nos preços da arroba, o valor do quilo da carne bovina de primeira teve um aumento em 13 capitais, destacando-se Brasília (3,67%), São Paulo (3,19%) e Rio de Janeiro (3,02%). Essa disparidade entre os preços no atacado e no varejo levanta questões sobre a dinâmica do mercado interno e a influência das exportações.

Em um período de 12 meses, todas as capitais apresentaram queda nos preços, com variações entre -12,65% em Campo Grande e -4,56% em João Pessoa. Esse cenário é atribuído ao excelente desempenho das exportações de carne bovina, resultando em uma menor disponibilidade interna e consequente elevação dos preços no varejo.

A audiência pública convocada pelo deputado Marcos Pollon promete lançar luz sobre as dinâmicas do mercado da carne bovina no Brasil, proporcionando um fórum para debater não apenas as causas da queda nos preços da arroba, mas também as possíveis intervenções no setor que demandam uma análise mais aprofundada.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias