TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

24/04/2020 15:19

A+ A-

Saída de Moro do governo Bolsonaro repercute na imprensa internacional

A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal

A  demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciada pelo ex-juiz federal nesta sexta-feira (24), repercutiu na imprensa internacional.  Moro deixa a pasta após um ano e quatro meses.

A demissão, conforme já noticiado pelo G1,  foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça.

O jornal britânico “The Guardian” destacou que Moro foi uma “estrela” do governo de Bolsonaro e que sua saída enfraquece o governo.

A saída de “uma das mais populares figuras da administração da extrema direita de Jair Bolsonaro”, conforme o jornal, cria um conflito político potencialmente importante em um momento em que o país tenta conter a pandemia do coronavírus.

Já para o jornal norte-americano a saída do ministro acontece em meio a um governo tumultuado. O 'NY Times' diz que a saída de Moro é um protesto por conta da exoneração do diretor da Polícia Federal e destacou o pedido do agora ex-ministro para que o presidente Jair Bolsonaro reconsiderasse a decisão.

O jornal português destacou a fala de Moro sobre interferência de Bolsonaro na autonomia da PF, um dos motivos para a demissão.

No jornal argentino,  Moro foi visto como  de "símbolo da Lava Jato" e deu destaque à exoneração do diretor da Polícia Federal, Mauricio Valeixo como uma das principais motivações para sua saída do Ministério.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias