Ministra Simone Tebet (MDB) está entre os mais cotados para ser candidata à vice-presidência com Lula, em 2026. No entanto, a sul-mato-grossense também pode disputar o Senado.
Segundo o O Globo, o MDB nacional discute três nomes para disputar o cargo, hoje ocupado por Geraldo Alckmin (PSB). Outras opções são o ministro dos Transportes, Renan Filho – filho do cacique alagoano Renan Calheiros – e um dos nomes mais fortes da política nacional, além de Helder Barbalho, governador do Pará e filho do senador Jader Barbalho.
Tebet terminou o mandato no Senado e disputou as eleições presidenciais de 2022. Embora tenha associados casos de corrupção e má gestão a Lula, durante o primeiro turno, a sul-mato-grossense se aliou ao petista e foi uma das grandes cabos eleitorais do PT.
Nos bastidores, lideranças avaliam que uma eventual participação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como candidata à vice ou mesmo à presidência, reforçaria a necessidade de Tebet sair de vice de Lula como um contraponto a outra figura feminina.
Ainda segundo o site, diretórios do MDB mais ao Centro-Sul do País devem se opor à composição com Lula, ao passo que lideranças emedebistas no Norte e Nordeste tendem a avalizar a candidatura à vice de um dos três nomes.