A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

09/03/2021 17:29

A+ A-

Vereadores discutem medidas para evitar lockdown em Campo Grande

Eles debateram de ampliação do horário do comércio a centro de combate à covid

Com o início do colapso da rede municipal de saúde, os vereadores de Campo Grande discutiram, nesta terça-feira (9), medidas para amenizar o contágio do novo coronavírus sem ter que adotar o lockdown. Entre as propostas, eles citaram a possibilidade de ampliar o horário do comércio e criar um centro municipal de combate à covid-19.

O assunto foi colocado em pauta pelo vereador André Luís (Rede), que pediu medidas mais drásticas e ampliando das ações de fiscalização. Ele citou o Decreto Municipal 14.402/20, que trata das restrições às atividades econômicas e estabelece penalidades no caso de descumprimento das regras de biossegurança, como interdições de 3 dias com aposição de lacre, 7 dias na segunda ocorrência ou até cassação do alvará de funcionamento na terceira ocorrência.

“Já passamos das medidas apenas orientativas e solicito medidas duras, como a situação crítica que estamos enfrentando, que se assemelha a uma situação de guerra. É como se cinco aviões caíssem no Brasil por dia. Não podemos nos acostumar com isso”, disse. Ele sugeriu que a Comissão de Saúde tenha reuniões periódicas para instruir os vereadores e apoiar a prefeitura na tomada de decisões.

André citou ainda a possibilidade de transformar algum hospital ou posto de saúde em um centro municipal de atendimento à covid. Hoje, o Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian, gerido pelo governo do Estado, é o único centro de referência para o tratamento da doença.

Outro debate proposto pelo vereador é em relação ao horário de funcionamento do comércio, que poderia ser ampliado, das 5h às 22h, com revezamento no horário de trabalho dos atendentes. Ele enfatizou, porém, que todas as propostas precisam ser melhor debatidas. “O ideal é o isolamento, que nem sempre se casa com o possível. Temos que tentar fazer diferente, com responsabilidade”. 

Outra preocupação é com o transporte coletivo urbano. André Luís defende limitação no número de passageiros em cada veículo e ampliação na quantidade de ônibus. O vereador Ayrton Araújo (PT) também destacou o problema e reforçou a possibilidade de dividir horários, para evitar picos de aglomerações.

Já o vereador Victor Rocha (PP) cobrou a ampliação de leitos. “Sabemos que a medida mais efetiva é a vacinação, mas, neste momento, onde temos número de pacientes acima da taxa de ocupação de leitos de covid, precisamos ampliar. Tivemos a ampliação de mais 19 leitos, mas vamos precisar de mais”, afirmou.

Já na própria Câmara Municipal, o vereador Carlão (PSB), anunciou que a Casa de Leis vai retomar medidas de restrição de acesso ao público nas dependências do prédio, como medida preventiva diante do aumento de casos de coronavírus. Ainda, devem ser retomadas as lives semanais com orientações à população e votado projeto autorizativo para que medidas urgentes sejam adotadas para ampliar exames e número de leitos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024