Menu
Busca quarta, 08 de julho de 2020
MS DIGITAL - COMPET
Política

VÍDEO: Ministra Damares firma aliança contra o tráfico de mulheres e crianças em MS

Damares atende reivindicações da deputada Bia Cavassa, da bancada de MS

26 abril 2019 - 13h39Por Redação

A deputada federal Bia Cavassa (PSDB) esteve, nesta semana, em encontro com a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em Brasília, para dialogar sobre pautas referentes à região pantaneira, em especial acerca Do tráfico de mulheres e crianças em Corumbá.

Conforme o Protocolo de Palermo, adotado pelo Brasil, o tráfico de mulheres e crianças corresponde “ao recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.

Segundo dados da Polícia Federal divulgados em 2014, Corumbá é uma das maiores rotas do Brasil para tráfico humano, sendo mulheres e crianças o maior percentual para o comércio sexual.

A ministra Damares assegurou à parlamentar que o Governo Federal dará atenção especial ao assunto, já adiantando que haverá, no município de Corumbá, o lançamento de um programa governamental de combate ao tráfico de mulheres e crianças nas regiões de fronteira do Brasil.

Damares também garantiu que o Governo auxiliará na construção da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, que consiste em um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica.

A ministra Damares Alves e a deputada Bia Cavassa gravaram um vídeo juntas, disponibilizado nas redes sociais oficiais de ambas, onde relataram, brevemente, sobre a parceria firmada em prol de Corumbá. Assista:

A parlamentar ainda abordou outras questões com a ministra Damares, tais como o desenvolvimento de um Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável através dos Conselhos Municipais do Idoso, a criação de políticas públicas para atender o jovem pantaneiro e assim reduzir o índice de jovens usuários de drogas e a evasão escolar, e a capacitação profissional de travestis em parceria com o "Sistema S" que garantirá oportunidades reais de qualificação no mercado de trabalho.

Leia Também

Leandro ou Luís? Viaduto ganha nome de artista sertanejo
Geral
Leandro ou Luís? Viaduto ganha nome de artista sertanejo
Com mais seis vidas perdidas, Mato Grosso do Sul passa dos 11 mil casos de coronavírus
Saúde
Com mais seis vidas perdidas, Mato Grosso do Sul passa dos 11 mil casos de coronavírus
Quarta-feira gelada tem live de Sepultura, Mumuzinho, Supla e mais
Geral
Quarta-feira gelada tem live de Sepultura, Mumuzinho, Supla e mais
Em MS, exportações de carne de aves disparam com rígido protocolo de biossegurança
Economia
Em MS, exportações de carne de aves disparam com rígido protocolo de biossegurança