A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

15/05/2020 10:28

A+ A-

Bolsonaro diz que protocolo sobre cloroquina deve ser alterado nesta sexta

"O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina disse que pode ser usado desde os primeiros sintomas"

O presidente Jair Bolsonaro disse que o Ministério da Saúde deve alterar ainda nesta sexta o protocolo sobre uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. 

Bolsonaro fez o anúncio após ser perguntado por um apoiador se o paciente poderia ter o direito de receber o medicamento nos serviços de saúde básica da rede pública.

"O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina disse que pode ser usado desde os primeiros sintomas", disse o presidente

O CFM editou nota técnica autorizando médicos a prescreverem a cloroquina no tratamento da Covid-19, mesmo que o estado do paciente não seja grave, mas alertando para os riscos que o medicamento pode provocar, considerando que ainda não há estudos definitivos sobre os benefícios da substância, conforme a Agência O Globo.

Bolsonaro explicou que o protocolo do Ministério da Saúde precisa ser alterado para o médico não se expor a riscos por  complicações que podem ocorrer no tratamento. Protocolo do ministério editado ainda na gestão de Luiz Henrique Mandetta autorizou o uso da cloroquina apenas em casos de pacientes em estado grave.

“Você disse com outras palavras: é direito do paciente. ...O médico na ponta da linha é escravo do protocolo. Se ele usa algo diferente do que está ali, e o paciente tem alguma complicação, ele (médico) pode ser processado”, afirmou Bolsonaro.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024