PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

01/11/2017 14:41

A+ A-

Câncer de próstata é o que mais mata homens em Campo Grande

No primeiro semestre de 2017, o câncer de próstata foi a causa de óbito de 21 homens, enquanto que no ano anterior todo morreram 82

O câncer de próstata é a causa de 15,4% do total de óbitos por neoplasias em homens, seguido de câncer nos pulmões e brônquios (15%). Os dados levam em consideração as mortes registradas em 2016 e são da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (CEVITAL) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. Nesta quarta-feira, dia 1º, as unidades de saúde da Capital começaram a intensificar as ações de prevenção e promoção à saúde voltadas aos homens.

No primeiro semestre de 2017, o câncer de próstata foi a causa de óbito de 21 homens, enquanto que no ano anterior todo morreram 82. Em 2015, foram 79.

Os homens com mais de 65 anos são os que mais morreram deste tipo de câncer em 2016: foram 74, enquanto que sete tinha de 55 a 64, e um entre 35 e 44 anos.

Por isso, durante os próximos 30 dias, as unidades básicas de saúde e de saúde da família (UBS/UBSF) vão intensificar as ações do Novembro Azul – mês da atenção integral à saúde do homem em todas as especificidades, além do enfoque no câncer de próstata.

Novembro Azul

O lançamento do Novembro Azul acontecu na manhã desta quarta-feira (1), na UBSF Tarumã- na região sul da cidade , quando os profissionais da unidade falaram com pacientes sobre os cuidados e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem.

Durante este mês, as 67 unidades básicas de saúde e de saúde da família (UBS/UBSF) vão intensificar o oferecer serviços de prevenção e promoção à saúde integral do homem, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento no pré-natal do parceiro, ações de saúde em locais de grande concentração de homens como empresas e canteiros de obras.

Devem acontecer, também, ações educativas que incluem palestras sobre o tabagismo, prevenção à tuberculose e à violência, uso de álcool e drogas; oferta de atendimento em horário estendido voltado para a população masculina, aferição de pressão, vacinação; ofertas de exames e realização de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Para a prevenção do câncer de próstata pode ser realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para a detecção, controle e caso necessário, o encaminhamento aos serviços de referencia para confirmação do diagnóstico e tratamento.

O Centro de Referência à Saúde do Homem Dr. Etiene de Albuquerque Palhano atende pacientes encaminhados via regulação para consulta em urologia geral, postectomia, infertilidade masculina, andrologia (disfunção erétil, ejaculação precoce e distúrbios sexuais), vasectomia (homens encaminhados pelo Serviço de Planejamento Familiar) e ultrassonografia.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024