A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 5 anos

A+ A-

Alerta para mães: teste do pezinho deve ser feito o quanto antes para evitar sequelas em bebês

A rapidez no exame pode evitar problemas futuros, que podem perdurar por toda a vida

Muitas pessoas têm conhecimento de quem um recém-nascido precisa fazer o teste do pezinho nos primeiros dias de vida, mas o que muitas mamães não sabem, é que a rapidez para fazer o exame pode evitar sequelas futuras. De acordo com a coordenadora geral do IPED (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico da APAE), Josaíne de Souza Palmieri, o recomendável é realizar o teste do terceiro ao quinto dia de vida.

“É importante fazer ele o quanto antes, respeitando esse prazo porque a criança tem que ter sido amamentada. Se tiver alguma alteração, o teste feito logo no início, a criança é tratada, não fica com sequela. O Hipotireoidismo Congênito é uma das doenças que pode sequelar as crianças e tem como reverter se vier para tratamento o quanto antes, assim como várias outras doenças”, explica a coordenadora.

Segundo Josaíne, o teste do pezinho marca a realização de sete exames em Mato Grosso do Sul. “Hoje o Ministério da Saúde preconiza seis exames, mas em Mato Grosso do Sul são realizados sete: TSH (Hipotiroidismo Congênito), toxoplasmose congênita, PKU, 17 OH progesterona, IRT (Fibrose Cística), Variantes da Hemoglobina e  biotinidase”.

Caso algum recém-nascido seja diagnosticado com uma das doenças citadas acima, a coordenadora destaca que existe uma equipe médica de pronto atendimento no local. “As mães são orientadas a iniciar o tratamento na APAE. É feito serviço de busca ativa, quando dá alterado exame, trazemos o paciente para confirmar o resultado, colhe aqui ou no município que o paciente reside. Confirmando esse resultado, trazemos o paciente de imediato, sem regulação, quanto antes é melhor”.

Para as mães que deixaram o local de nascimento e ainda não realizaram o teste, Josaíne explica que a APAE realiza no ato da procura. “Pode vim direto aqui realizar o teste, mesmo que não tenha feito o primeiro lá. Mesmo que faça, pode também. Temos uma unidade aqui, outra na esquina da maternidade Cândido Mariano”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024