A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

28/08/2019 16:42

A+ A-

Crianças desenvolvem 'Síndrome do Lobisomem' após ingestão de remédio

Doença afetou 16 crianças que tomaram omeprazol para combater problemas de refluxo

Na Espanha, 16 crianças desenvolveram a síndrome do lobisomem após tomarem doses de omeprazol para combater problemas de refluxo. 23 lotes do medicamento usado, que era importado da Índia pela empresa Farma-Química Sur S.L, foram retirados de circulação a pedido da Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (Aemps).

O primeiro alerta, segundo comunicado oficial da agência, veio no dia 11 de julho deste ano, quando foram registrados 13 casos de síndrome do lobisomem em crianças junto ao Sistema Espanhol de 
Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano (SEFV-H).

A origem do problema, de acordo com a agência de vigilância sanitária da Espanha, foi a presença de minoxidil (princípio ativo utilizado no tratamento da calvície) na composição dos remédios.

Efeitos coaterais da síndrome

A agência de vigilância sanitária espanhola comunicou que, em meio aos problemas enfrentados, a Farma-QuímicaSur S.L decidiu suspender seu registro de fabricação, importação e/ou distribuição de princípios ativos farmacêuticos.

Quanto às famílias afetados pelo problema, a Aemps declarou que elas podem esperar que os sintomas da síndrome do lobisomem, como o nascimento de pêlos em lugares incomuns, sejam revertidos após a interrupção do tratamento.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024