A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

13/03/2024 13:34

A+ A-

CTI Pediátrico do HU alcança sucesso e reduz 91% de infecções relacionadas à assistência

Compromisso e a dedicação dos profissionais foram fundamentais para a segurança e a qualidade dos cuidados

O CTI (Centro de Terapia Intensiva) pediátrico do Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), reduziu em 91% os casos de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), em Campo Grande.

A implementação eficaz de medidas preventivas, como os bundles de prevenção de PAV (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica), prevenção de infecção do trato urinário associada ao cateter vesical e a prevenção de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter central, resultou em uma redução dessas infecções ao longo dos anos.

A equipe multidisciplinar, liderada pela Dra. Silvia Kamiya Y. Reinheimer e apoiada pela Enfermeira Pricila Procopiou do SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), desempenhou um papel crucial nesse sucesso. O compromisso e a dedicação dos profissionais foram fundamentais para planejar e executar cada etapa do processo de implementação dos bundles, garantindo a segurança e a qualidade dos cuidados prestados.

A parceria entre a equipe assistencial e o SCIRAS reflete o comprometimento do hospital em adotar práticas seguras e eficazes no cuidado ao paciente. Essa abordagem sistemática resultou em uma redução significativa das IRAS, destacando a importância da colaboração interdisciplinar e do compromisso com a excelência na prestação de cuidados de saúde.

Além disso, a atuação da Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, desempenhou um papel fundamental no apoio às atividades hospitalares, promovendo a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. O sucesso do Humap-UFMS serve como um exemplo inspirador para outras instituições de saúde, demonstrando que a prevenção eficaz das IRAS é possível por meio de uma abordagem integrada e comprometida.

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024