Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Saúde

Governo se prepara para retomar atividades dentro da ‘nova normalidade’, diz Riedel

“Nós temos que lamentar, ter muito pesar sobre a situação, mas, ao mesmo tempo, vamos ter que nos acostumar com essa convivência”, declarou

26 maio 2020 - 17h00Por Diana Christie

Com previsões pouco animadoras sobre o fim da pandemia do novo coronavírus, o governo do Estado se prepara para retomar as atividades, adaptadas à nova realidade dos sul-mato-grossenses. É o que explicou o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, durante divulgação do boletim epidemiológico desta terça-feira (26).

“A gente tem que ter a consciência, acho importante dizer isso, que podemos ter um pico, ninguém sabe ao certo quando será, mas a pandemia continuará aqui presente, continuará fazendo vítimas. Nós temos que lamentar, ter muito pesar sobre a situação, mas, ao mesmo tempo, vamos ter que nos acostumar com essa convivência, com nossa atitude ao longo do prazo”, pontua.

As ações serão anunciadas nos próximos dias. “Aos poucos, vamos retomando algumas atividades que estão suspensas dentro dessa nova normalidade. Parte vai ficar em teletrabalho, parte retorna as atividades normais. Isso vai ser anunciado se não nessa semana, no início da próxima semana”, indicou o secretário.

Dados

O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) mostra crescimento de 7,53% dos casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. Com mais 77 casos confirmados, o Estado chega ao total de 1.100 infectados.

Deste total, 660 pacientes estão em isolamento domiciliar, 374 já estão recuperados e 17 mortes. Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, a preocupação é com o número de internados, que bateu um novo recorde, chegando a 50.

São 49 pacientes do Estado e um de outra unidade da federação usando hospitais de Mato Grosso do Sul. Destes, 36 estão em leitos clínicos e 14 em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

Há ainda três moradores de terras pantaneiras internados em leitos clínicos de São Paulo e um em Alagoas. Em relação, aos sul-mato-grossenses em leitos de UTIs em outros estados, há uma pessoa em Mato Grosso e outra em São Paulo.

Desde o início da pandemia, foram notificados 8.474 casos no Estado. Destes, 146 estão em análise laboratorial, 665 aguardam encerramento das secretarias municipais, e 6.563 foram descartados.

Entre os 77 novos infectados com a doença estão moradores de Dourados, Guia Lopes, Fátima do Sul, Ponta Porã, Três Lagoas, Campo Grande, Douradina, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Bataguassu, Gloria de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Ladário e Ribas do Rio Pardo.

A curva de crescimento da doença mostra aumento significativo neste mês, sendo 2,7% em março, 6,9% em abril e 32,5% agora em maio.