A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

04/04/2016 10:30

A+ A-

Hospitais de MS serão obrigados a instalar telas de proteção contra mosquitos

Em Mato Grosso do Sul, os hospitais públicos e privados serão obrigados a instalar telas de proteção nas janelas e portas que se comunicam com o lado exterior das unidades para reduzir os riscos de contaminação de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e febre Amarela, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os estabelecimentos de internação têm até 30 dias para se adequar a nova medida, conforme resolução publicada nesta segunda-feira (4), pelo secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares. Os equipamentos devem ser de malha com, no mínimo, “2 milímetros, íntegra e sem falhas de revestimento, instalada ajustada aos batentes, ser removível e de fácil limpeza”.

Chamada de tela de proteção anti-pragas, com trama milimétrica, a proteção contra moscas e mosquitos também deverá ser colocada em “portas de acesso às áreas de internação, como quartos e enfermarias, que se comunicam diretamente com exterior do prédio e que permanecem abertas”, nas janelas dos andares térreo, 1º andar e subsolo.

Além disso, a resolução estabelece que “os hospitais e os demais estabelecimentos assistenciais à saúde devem possuir um plano de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e executá-lo nas suas instalações, no pátio e nas imediações”, deixando uma pessoa formalmente designada para executar este trabalho.

O plano deve conter as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde como ações de combate a acúmulo de água em utensílios, lajes, calhas, lixeiras, pratos e vasos de plantas; inspeção periódica em calhas e grelhas; nas áreas descobertas do hospital, incluindo estacionamento, pátio e área circunvizinha; em lixeiras e sacos de lixo; caixas d’água e algibres; e preenchimento de pratos de vasos de plantas com areia até a borda; dentre outras medidas.

“Os hospitais devem utilizar meios para informar a usuários e a comunidade hospitalar as medidas de combate aos focos de dengue, realizada através da distribuição de material educativo ou afixação de cartazes, painéis ou avisos nas áreas de recepção e de circulação de pessoas”, completa a resolução.

A fiscalização das medidas será realizada pelos órgãos competentes integrantes do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com Nelson Tavares, a resolução foi criada considerando o risco elevado do contágio de pacientes acamados por Dengue, Zika e Chikungunya, na população em geral e a situação de emergência em saúde pública que o país enfrenta com as doenças.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024