TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Saúde

HU-UFGD está recrutando voluntários para diagnóstico e tratamento da hiperidrose

Interessados devem se inscrever por e-mail e aguardar retorno com informações sobre agendamento da avaliação médica

18 janeiro 2020 - 18h28Por Rayani Santa Cruz

Palmas das mãos, plantas dos pés ou axilas sempre molhadas, a ponto de pingar e escorrer, mesmo que a pessoa esteja em repouso. Esse suor excessivo, chamado hiperidrose, pode aparecer ainda na infância, na adolescência ou na idade adulta, causando e agravando diversos problemas de ordem psicossocial e emocional.

Como parte de uma pesquisa desenvolvida em diversos centros do país, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está convocando pessoas que apresentem a hiperidrose para avaliação, diagnóstico e tratamento. Podem se inscrever homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos, que tenham hiperidrose palmar exclusiva. 

Os voluntários não podem ser canhotos, ter hiperidrose craniofacial ou generalizada, ou outras doenças. Também não podem participar gestantes ou pessoas que tenham feito intervenções torácicas anteriores. A participação na pesquisa prevê avaliação clínica e de diagnóstico, com vistas à realização de cirurgia de simpatectomia torácica por vídeo bilateral ou unilateral. O acompanhamento do participante terá duração de seis meses. 

Para se inscrever, basta enviar e-mail para simpatectomia.hu@gmail.com. O médico Fábio Riuto, responsável pelo projeto no HU-UFGD, responderá ao contato informando detalhes do agendamento para avaliação do paciente. 

As pesquisas realizadas no HU-UFGD seguem criteriosos protocolos de boas práticas em estudos clínicos, atestados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) da UFGD e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde.

Os casos que não preencherem os critérios da pesquisa serão avaliados e tratados normalmente.