A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 3 semanas

A+ A-

Humap capta pacientes com fibrilação atrial para pesquisa mundial

Estudo também está sendo realizado em mais de 40 países

Sendo um dos centros de estudo no Brasil, o Humap está captando pacientes com fibrilação atrial - a arritmia cardíaca, para um estudo observacional conduzido pela 'Gardenia'.

O cardiologista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) Delcio Gonçalves da Silva Junior, pioneiro na pesquisa clínica no estado, lidera o número de inclusões no Brasil até o momento.

O estudo possui o objetivo de observar os pacientes com arritmia propensos a terem AVC (Acidente Vascular Cerebral). O acompanhamento será feito por dois anos e nesse período, a pesquisa vai acompanhar a incidência de AVC e eventos hemorrágicos nos pacientes com e sem o uso anticoagulantes.

A fibrilação atrial aumenta significativamente o risco de Acidente Vascular Cerebral, que é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade a longo prazo.

“O estudo vai levantar o número de pessoas com fibrilação atrial que deveriam estar recebendo anticoagulantes para prevenção de AVC, mas que não estão devido a contraindicações o a uso de medicação. Isso é uma condição relativamente frequente e que impacta no prognóstico. O levantamento está sendo realizado no mundo e vai possibilitar a introdução de novas medicações com ação anticoagulante, porém com menor risco de sangramento”, explica o Dr Delcio Gonçalves.

O estudo é de grande valia, pois estima-se que a fibrilação atrial afete 33 milhões de pessoas no mundo inteiro e o número de pacientes com esta arritmia só tende a aumentar devido ao envelhecimento da população e a alta prevalência dos fatores de risco como diabetes, hipertensão e obesidade.

Pacientes com fibrilação atrial (arritmia cardíaca) que não estão em uso de anticoagulantes e que quiserem participar da pesquisa podem entrar em contato pelo telefone (67) 3345-3428.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024