A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

09/12/2019 14:45

A+ A-

Mandetta assume conselho de entidade internacional de combate à tuberculose

De Mato Grosso do Sul, Mandetta tem a missão de ser porta-voz da luta mundial contra a tuberculose

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assumiu, nesta segunda-feira (9), a presidência do Conselho da Stop TB Partnership, instituição internacional que busca eliminar a tuberculose no mundo.

“Eu aceitei um desafio que me foi colocado, mesmo sabendo das dificuldades que o cargo me impõe de Ministro da Saúde para coordenar mundialmente a Stop TB. No Brasil, conseguimos, graças à parceria com os secretários estaduais e municipais de saúde, cerca de 80% de tratamentos completados”, disse Mandetta.

Segundo a Agência Brasil, a instituição é reconhecida como um órgão internacional único, com capacidade de alinhar atores em todo o mundo na luta contra a tuberculose. São cerca de 1,7 mil representantes em mais de 100 países.

O mandato é de três anos. Mandetta tem a missão de ser porta-voz da luta mundial contra a tuberculose para reduzir a circulação da doença até 2035 – meta defendida pela Organização Mundial da Saúde.

A doença

A tuberculose está entre as 10 principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 10 milhões de novos casos anualmente, conforme informações da Agência Brasil.

O Ministério da Saúde registrou 76.228 novos casos de tuberculose no Brasil em 2018, o que corresponde a 36,6 casos para cada 100 mil habitantes.

A doença tem cura e tanto o diagnóstico como o tratamento são ofertados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024