Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Saúde

Miss desenvolve câncer de pele por causa de unhas postiças

Técnica de alongamento que utiliza raios UV pode ter desencadeado a doença

08 maio 2019 - 09h44Por Da redação/Portal R7

Em entrevista à Fox News, Karolina Jasko, Miss Illinois 2018, contou que estava com uma linha vertical preta embaixo da unha, mas demorou a perceber, pois sempre usou unhas postiças de acrílico. Em consulta ao médico, ela foi diagnosticada com câncer de pele.

Durante o procedimento para colocar unhas de acrílico é usada uma luz UVA através de um aparelho para que a cola seja secada, fixando as unhas postiças nas verdadeiras. Esse método é bastante usado também para alongar unhas roídas ou quando são frágeis e se quebram com facilidade.

Os raios ultravioletas são prejudiciais à saúde, ou seja, sempre que a pele é exposta aos raios UVA, a chance de desenvolver câncer de pele aumenta. "A radiação ultravioleta é responsável pelo câncer de pele, porém para chegar ao desenvolvimento do problema, é necessária muita exposição à luz. Caso contrário, é algo mais raro, mas de qualquer maneira não podemos considerar algo insignificante", explica a dermatologista Narjara Montefusco, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a entrevista da Fox News, o médico revelou que esses raios provocaram o melanoma abaixo da unha do dedão de Karolina, justamente pelo excesso com que ela ia à manicure para colocar unhas de acrílico. "Ao ter a unha postiça colada em cima da matiz e leito ungueal, há um abafamento nas unhas naturais. Com isso, pode haver um estímulo muito maior na proliferação de bactérias e fungos na região", esclarece Narjara.

É de extrema importância não exagerar na técnica de alongamento das unhas. Além disso, a dermatologista Narjara Montefusco informa que "algumas pessoas acabam sofrendo com alergias e coceiras nas áreas por conta dos materiais utilizados, como por exemplo, a cola". Dessa forma, os especialistas aconselham a utilização de protetor solar nas mãos antes de realizar o método. Apesar dos aparelhos transmitirem pouco radiação, com o tempo os danos causados pelos raios ultravioletas aumentam.

O que é melanoma?

O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração.