A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 2 anos

A+ A-

Novos exames e procedimentos cirúrgicos são incluídos na Caravana da Saúde pelo Governo de MS

Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde - SES publicou no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (12), uma resolução que inclui os exames de cateterismo, litotripsia, urodinâmica e operações de ortopedia, na nova fase da Caravana da Saúde.

Visando reduzir a fila de espera na saúde pública de Mato Grosso do Sul, os exames e procedimento farão parte do Examina MS e Opera MS.

A expectativa é que sejam realizados 1.227 exames de cateterismo, 400 procedimentos de litotripsia, para pedras nos rins, e 1.353 exames de urodinâmica.

Os atendimentos para esses novos procedimentos poderão ser realizados de formas eventuais ou através de mutirões , entre janeiro e abril deste ano. Cada Secretaria Municipal de Saúde deverá fazer a adesão ao programa estadual.

O interesse na adesão e a proposta com a estimativa de quantidade de procedimentos a serem realizados, devem ser encaminhados para SES de 17 a 21 de janeiro.

A regulação do acesso dos pacientes atendidos no programa será feita pelo sistema do Core (Complexo Regulador Estadual) e a para solicitação de vagas a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (Cera) dará preferência aos casos de maior gravidade e maior tempo de inserção no sistema.

Nova etapa

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou no mês passado, a nova etapa da Caravana da Saúde que terá investimento superior a R$ 120 milhões.

Estão previstos mais de 70 mil procedimentos médicos de média e alta complexidade.

Os exames e cirurgias eletivas tem previsão de seguir até outubro deste ano, em atendimentos exclusivos em unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas pelo Governo do Estado.

Quanto às cirurgias, se destacam as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas.

Já na parte dos exames, as ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia, são os mais acessados.

“A pandemia paralisou as cirurgias eletivas e os exames em todo o Estado. Nisso, criou-se um passivo enorme de pessoas aguardando na fila. Pelo menos 70 mil. Então, retornamos a Caravana, contratamos hospitais públicos e abrimos o credenciamento para hospitais privados. Serão feitos 70 mil procedimentos, podendo chegar a 100 mil”, afirmou o govenador Reinaldo Azambuja.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024