A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

17/07/2020 12:09

A+ A-

Prefeitura vai fornecer testes do coronavírus em todos os postos de saúde da Capital

Nesta semana, o município recebeu 7,5 mil testes do Governo do Estado, que poderão ser disponibilizados às unidades

Os testes rápidos do novo coronavírus para pacientes que estejam apresentando sintomas há pelo menos sete dias vão ser disponibilizados nas 71 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande. O objetivo é facilitar o acesso aos testes e potencializar a identificação de novos casos.

Nesta semana, o município recebeu 7,5 mil testes do Governo do Estado, que poderão ser disponibilizados às unidades. Segundo a prefeitura, existe ainda a expectativa de envio de mais 50 mil pelo Governo Federal e, paralelamente, há processo de compra aberto pela Secretaria Municipal de Saúde para aquisição de 50 mil unidades. Destas, aproximadamente 11 mil já foram entregues.

Hoje, os testes são realizados por meio de agendamento no Drive-thru do Corpo de Bombeiros, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, que atende no período noturno, e por demanda espontânea no Polo de Atendimento localizado no Parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho.

A Sesau destaca que a “distribuição dos testes para as unidades deverá ser feita de forma gradativa e os mesmos só serão realizados por pacientes que se encaixarem nos critérios pré-estabelecidos”.

As unidades já se preparam para atender os pacientes. De acordo com a Sesau, “nestes locais é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade, evitando assim uma eventual contaminação cruzada dos demais pacientes”.

Pacientes que não apresentam sintomas não poderão realizar os testes. Caso essa pessoa esteja em contato com pacientes contaminados, o indicado será ficar em isolamento social.

Hoje, o protocolo determina que quando algum membro da família testa positivo para a covid-19,  todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024