Menu
sábado, 19 de setembro de 2020
Saúde

Pais pedem doação de sangue para menina de 6 anos internada com dengue

Criança apresentou piora e pais pedem ajuda para doação de sangue

22 fevereiro 2019 - 10h30Por Rodson Willyams

A família da pequena Clara Cecília Zanatta, de 6 anos, pede ajuda da população para doação de sangue em seu nome. A criança está internada na Santa Casa de Campo Grande, diagnostica com dengue, e apresentou piora no quadro.

Pela redes sociais, os pais, o professor e jornalista Jacir Zanatta e Silva Zanatta, informaram que Clara apresentou piora no quadro médico. "Mas, por conta dessa piora ela necessitou de mais duas bolsas de plaquetas e precisará de mais. Sendo assim, além das orações e pensamentos positivos, gostaríamos de pedir para quem puder se dirigir ao Hemosul e doar sangue, seria um grande gesto de amor com a Clarinha".

Abalados, os pais ainda pedem desculpas por não conseguir atender os amigos. "Pedimos desculpa por não responder às mensagens e ligações, mas neste momento estamos totalmente voltados para nossa pequena".

Para quem puder, pode procurar o algum dos centros da Hemorrede do Hemosul e fazer a doação em nome de Clara Cecília Zanatta.

Doação de Sangue

O Hemosul funciona das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, inclusive no horário de almoço. No sábado as doações podem ser feitas das 7h às 12h.

Alimentação

Não esqueça: a pessoa deve estar bem alimentada para doar sangue. Como muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando se faz exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado.

De qualquer maneira, deve-se evitar alimentos com excesso de gordura já na véspera de doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Peso

Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Doenças que impedem a doação

Algumas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, aids, sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto, é importe falar para o profissional de saúde, no momento da entrevista, os remédios que está utilizando.

Vacinas

As vacinas impedem temporariamente a doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar alguma dose de vacina.

Idade

Para ser um doador tem que ter de 16 a 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização, com firma reconhecida.

Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Intervalo de doação

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Leia Também

Médica picada por cobra em cachoeira ganha alta e deixa hospital
Geral
Médica picada por cobra em cachoeira ganha alta e deixa hospital
Mulher de 52 anos é autuada após colocar fogo em lixo de terreno
Interior
Mulher de 52 anos é autuada após colocar fogo em lixo de terreno
Chamado de “Adélio Trutis”, deputado mostra votação esquisita para "rasteira" em Siqueira
Política
Chamado de “Adélio Trutis”, deputado mostra votação esquisita para "rasteira" em Siqueira
MS contabilizou mais 649 casos de coronavírus
CORONAVÍRUS
MS contabilizou mais 649 casos de coronavírus