A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

11/11/2020 15:50

A+ A-

Saúde lança campanha de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

No dia 21 de novembro, acontecerá o Dia “D” de combate à Dengue, Chikungunya e Zika no Estado

Nesta quarta-feira (11), o Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, lança a Campanha de Mobilização de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika. 

Segundo divulgado, a campanha com tema ‘Aproveite a Quarentena e Limpe seu Quintal!’ tem diversas ações estão programadas para este mês como webnários e o lançamento da produção da Biofábrica.

No dia 21 de novembro, acontecerá o Dia “D” de combate à Dengue, Chikungunya e Zika no Estado.

O Plano de Contingência para Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti do Estado de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde, foi aprovado pelos municípios neste ano e vale até 2022.

Cronograma da Campanha

Além do lançamento oficial da campanha que ocorre nesta quarta-feira (11), às 14h30, acontece na Diretoria Geral de Vigilância em Saúde da SES a  Atualização do Comitê Estadual de Combate as Arboviroses de Mato Grosso do Sul.

Veja as outras ações:

- 21 de novembro, às 8 horas, acontece o ‘Dia D de mobilização no combate à Dengue, Zica e Chikungunya’. O evento terá apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de agentes de endemias da Sesau, em Campo Grande. Além de ações em cidades do interior como: Dourados, Corumbá, ponta Porã, Três lagoas, Aquidauna, Anastácio, Jardim, Bonito, Nova Andradina, Paranaíba, Coxim, Naviraí, chapadão do Sul, Caarapó, Fátima do Sul, Ivinhema, Mundo Novo, Maracaju, Porto Murtinho, Aparecida do Taboado, Amambai, Bataguassu e Costa Rica.

- 23 de novembro, às 8 horas, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), acontece o início da produção do Wolbachia, na Biofábrica. O evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Fiocruz. O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, pretende ampliar este projeto para os municípios de Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

- 26 de novembro, às 8 horas, acontece o Mutirão de limpeza do Parque dos Poderes.

- 27 de novembro, às 9 horas, a Frente Parlamentar do Enfrentamento a Tríplice Epidemia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realiza o Lançamento do Jogo Neighbor Hero, relacionado a prevenção ao mosquito do Aedes aegypti. O evento acontecerá com a presença da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, acompanhada pelo diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha.

E ainda como parte da programação: No dia 10 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participa da inauguração da Biofábrica, no Lacen. E da soltura do mosquito a ser realizada em um bairro de Campo Grande.

Webnário

A Secretaria de Estado de Saúde realiza ainda quatro webnários. Os interessados podem se inscrever no site do Telessaúde.
- 17 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Fluxo de Epidemia, Lacen e Vetores da Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

- 18 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’, ministrado pelo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Rafael Rodrigues Silva. O evento será destinado aos 79 secretários municipais de saúde do Estado.

- 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zica e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

- 24 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Manejo clínico da Dengue, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

- 27 de novembro, às 14h30, acontece a web: ´Dengue, Zika e Chikungunya e os desafios enfrentados no momento da pandemia, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024